Alimentação do gado: como você tem feito o armazenamento dos insumos?

Quem investe em pecuária, seja de corte ou leite, sabe a importância de planejar a alimentação dos animais, pois isso será definitivo para a produtividade. Juntamente vem o cuidado com o armazenamento dos insumos, pois além de saber o que será oferecido, é preciso cuidado no manejo.

Quando o armazenamento de insumos é feito de forma correta, além de evitar que algo falte, também é possível garantir sua qualidade, fundamental para a nutrição do gado.

Muitas propriedades produzem seus próprios insumos, como opção para diminuir os custos, mas de nada vai adiantar se eles não forem corretamente armazenados.

 “Sabemos que é muito importante, em todo o sistema produtivo da pecuária, do gado de corte e de leite, o planejamento de insumos. Sempre pensamos: vou alimentar com o que? E às vezes o consumo é muito mais elevado do que a compra. Então é muito importante fazer o planejamento, saber qual dieta irá utilizar, pelo menos por um período prévio mínimo e se planejar para isso, para que no meio do sistema não precise comprar mais, ou não perca, não falte insumos”, alerta Jonathas Bonaldo, Médico Veterinário da Nutrimais Saúde Animal.

Ele também ressalta a importância do correto armazenamento dos insumos.

“Usamos como exemplo uma silagem de capim que, assim como os grãos, é preciso saber armazenar. Tenha um barracão apropriado, evite que o insumo entre em contato com chuvas, com sol, para não perder a qualidade desse ingrediente”, conclui Jonathas. 

Armazenamento dos Insumos

Mais de 90% do gado criado no Brasil é alimentado no pasto, com a forrageira.

Acontece que em períodos de seca essa alimentação fica escassa, sendo fundamental ter um planejamento sobre o que será servido aos animais, durante o período.

Bem como fazer o correto armazenamento dos insumos.

Em propriedades que produzem o alimento do gado, são necessárias ações que garantam um alimento conservado em bom estado, longe de bactérias, fungos e outras ações que podem afetar a saúde dos animais.

Um problema que, vez ou outra é registrado, é o botulismo, causado pela bactéria Clostridium botulinum.

Também conhecida como doença da vaca caída, o botulismo ocorre quando o gado recebe pastagens deficientes em fósforo, suplementação inadequada ou alimentos contaminados.

Por isso é tão importante fazer o correto armazenamento dos insumos, sais minerais e ração.

Além de prevenir doenças, a ação evita prejuízos que, podem vir pela perda dos itens, ou até de animais, devido a alguma doença.

Como fazer o armazenamento dos insumos?

Para quem tem dúvidas sobre a melhor forma de fazer o armazenamento dos insumos, acompanhe as dicas a seguir.

  • Ração não deve ter contato com o solo – Ao armazenar sacos do produto, independente do piso do galpão, não os deixe diretamente no solo.

Uma opção é montar estrados de madeira e colocá-los em cima, assim, evita-se a umidade que pode alterar a qualidade da ração.

  • Mantenha os roedores afastados – Ratos e demais roedores são capazes de infestar um galpão e prejudicar a qualidade do sal mineral e de outros nutrientes, além de disseminarem doenças.
  • Verifique a cobertura do galpão – Ela irá proteger os itens do sol e da chuva.

Quando falamos de armazenamento de insumos, temos que lembrar que esses fatores naturais podem prejudicar a qualidade dos alimentos que estão guardados.

  • Temperatura e umidade – Cuide para que o espaço seja arejado, iluminado e tenha a chamada temperatura ambiente.

Excesso de frio ou calor podem prejudicar o bom armazenamento dos insumos.

RAÇÃO PARA ENGORDA DO BOI: O QUE É PRECISO AVALIAR AO ESCOLHER?

Outra questão relevante é a umidade, por isso, não encoste os itens na parede, deixe sempre um corredor de ventilação com espaço suficiente para uma pessoa passar.

  • Verifique a silagem – é fundamental que, semanalmente ou a cada 10 dias, a silagem seja verificada, assim, é possível controlar o volume armazenado e sua qualidade.

Outros itens também devem ser verificados com frequência, especialmente quanto a sua validade.

Ter o controle dos insumos armazenados é diminuir o risco de prejuízos que virão com os descartes.

  • Mantenha a higiene – Deixe o espaço sempre limpo, livre de insetos e com inspeção permanente.

Opte por um espaço que seja exclusivo para o armazenamento dos insumos para alimentação, isso facilita o controle.

Outras dúvidas, de acordo com a realidade e particularidade da propriedade, podem surgir.

Para ter um planejamento quanto ao melhor armazenamento de insumos, conte sempre com a orientação de um profissional.

Fontes: Nutrimais; Portal do Agronegócio; Lonax; e Premix.

NUTRIMAIS SAÚDE ANIMAL © 2023 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS