A silagem é uma boa opção para a engorda do boi que vive em regime de confinamento, mas também para o boi do pasto, no período da seca.
É chamada silagem a alimentação vegetal verde, que passa por um processo de fermentação e acidificação, antes de ser oferecida ao gado. Quando feita da maneira correta, a silagem tem valor nutritivo que equivale ao da forragem verde, sendo bastante eficiente para a engorda do boi.
Já a ensilagem é todo processo de preparação da silagem, desde o corte da forragem até sua compactação e correto armazenamento. A boa vedação do silo, local onde é feito a silagem, é fundamental para que aconteça a fermentação. Também é necessário oferecer a quantidade adequada, para que o animal atinja a engorda esperada e de forma saudável.
Em confinamento, o alimento volumoso é oferecido ao boi junto com grãos e farelos. O uso da silagem é bastante indicado para a engorda do boi, mas bezerros pequenos só devem ingeri-la sob a orientação de um profissional.
Investir em silagem é uma forma de garantir que o rebanho terá uma boa alimentação durante todo o ano. Essa nutrição está diretamente relacionada com a engorda do boi e a consequente produção do rebanho.
Algumas vantagens do uso da silagem são:
Para saber a quantidade ideal de silagem que um boi precisa para a engorda, siga as orientações de um profissional.
A avaliação prévia e acompanhamento da saúde do rebanho serão fundamentais para essa decisão. Porém, existem números que são usados como referência, para o consumo diário e individual:
Quando falamos na engorda do boi, a silagem precisa ser balanceada, com quantidade e proporção baseada no tipo do volumoso, espécie de rebanho e objetivos.
As opções mais utilizadas são:
Para uma boa engorda do boi com a silagem, é comum misturar ureia e sal ao milho; e
Nesses casos são usados: farelo ou caroço de algodão, farelo ou casca de soja e polpa cítrica.
Fontes – Embrapa; Boi Saúde; Compre Rural; Lonax; e Sementes Biomatrix.