A agropecuária é uma das principais atividades econômicas do Brasil, representando 26,6% do PIB – Produto Interno Bruto nacional.
Por ter características marcantes, como a grande extensão territorial, solo fértil e volume de chuvas bem distribuído, a agropecuária sempre impactou a economia do Brasil.
A agropecuária é a junção da agricultura com a pecuária, ou seja, atividades do campo.
Na agricultura é cultivado o solo e na pecuária é feita a criação de animais, que serão usados para a alimentação.
Tanto a agricultura como a pecuária fazem parte do setor primário da economia. Com isso, o objetivo da agropecuária no Brasil é atender as necessidades alimentares. Mas também fornecer matéria-prima para várias cadeias produtivas.
Os principais produtos da agropecuária no Brasil são:
Dados liberados pelo Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em julho de 2021, mostram a força da agropecuária no Brasil. Mas também o quanto ela pode impactar o mundo, através das atividades de exportação.
O Brasil aparece em primeiro lugar, no mundo, tanto como produtor quando como exportador de:
A agropecuária no Brasil também mostra sua força quando o enfoque é a produção de carne.
O país aparece como segundo produtor e primeiro em volume de exportação, tanto em carne bovina como em carne de frango.
O PIB Agropecuário, acumulado no 1º trimestre de 2021, chegou a R$ 208,79 bilhões, segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Veja o valor bruto da produção em 2021, incluindo lavouras e pecuária, nos itens que mais se destacaram.
Os valores são em bilhões de reais.
Isso mostra a força da agropecuária no Brasil, que conseguiu se manter e até mesmo crescer, ainda que diante da pandemia.
Enquanto muitos setores tiveram grandes dificuldades, e irão levar um tempo para se recuperar, a agropecuária seguiu equilibrada.
O VBP – Valor de Produção Agropecuário de 2021, com base nas informações de junho, situa-se 10,5% acima do valor de 2020, de R$ 995,0 bilhões.
Como resultado as lavouras tiveram acréscimo de 13,8% e a pecuária cresceu 3,8%.
Entre os estados, por exemplo, a agropecuária no Brasil se destaca na seguinte sequência e volume:
Por ser um setor em crescimento, a agropecuária no Brasil também tem aberto ótimas oportunidades de trabalho, por exemplo.
De acordo com dados do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o segmento abriu 61.637 vagas, em 2020.
Trata-se do melhor resultado desde 2011, que ofertou 85.585 vagas. Dessa forma, a maior parte dessas vagas - mais de 13 mil - foram direcionadas para a soja.
Em contrapartida, o café abriu 6.284 novos postos; a criação de bovinos ofereceu 11.598; e a de aves 5.993.
Também é importante destacar que as vagas do agronegócio no Brasil se concentraram especialmente na região sudeste. Visto que 75% delas estavam na área, em especial no estado de São Paulo.
Fontes – Mapa; IBGE; Canal Rural; Toda Matéria; Brasil Escola; e Stoodi.