Bezerros recém-nascidos precisam de cuidados para se desenvolverem

Os bezerros recém-nascidos precisam de cuidados específicos, que devem ser ainda maiores quando eles são prematuros ou ficam órfãos de mãe.

Se a equipe da propriedade, com o auxílio de um profissional especializado, não se comprometer em oferecer esses cuidados aos bezerros recém-nascidos, eles correm o risco de não sobreviverem.

Sair do ambiente intrauterino e ir para o extrauterino é uma mudança bastante brusca, que leva os animais a passarem por uma série de transformações fisiológicas, para que consigam se adaptar a essa nova fase.

Tudo isso faz com que o seu organismo tenha a necessidade de se esforçar mais para conseguir o equilíbrio.

Essa fase de recém-nascido, que também pode receber o nome de neonato, vai até os 30 dias de vida, onde existe uma taxa alta de mortalidade dos bezerros, pois seu sistema imune é muito debilitado.

Bezerros recém-nascidos órfãos

E quando órfãos, vem o agravante de não contarem com a proteção da mãe, ficando muito mais expostos aos riscos.

Nessa etapa de recém-nascidos, os bezerros precisam ser acompanhados, especialmente na chamada tríade neonatal, que engloba três fatores de risco para sua saúde, que são: hipotermia, hipoglicemia e desidratação.

  • Hipoglicemia – os bezerros recém-nascidos têm dificuldade de manter bons níveis de glicogênio, favorecendo a hipoglicemia. Um jejum de poucas horas já é o suficiente para ocasionar este quadro.

Além de ficar atento aos intervalos entre as mamadas, também é importante monitorar os níveis de açúcar no sangue, antes de realizar a suplementação, para evitar qualquer choque do organismo.

Recém-nascidos que conseguem mamar normalmente ou que estiverem sendo supervisionados e recebendo o colostro, dificilmente irão apresentar quadros de hipoglicemia.

  • Desidratação – é o outro problema comum em bezerros recém-nascidos, e como eles possuem 80% do seu peso em água, desidratam mais rápido quando não estão bem nutridos e devidamente hidratados.

Acompanhe a evolução da taxa de prenhez das vacas e evite perder dinheiro

Outra particularidade é que, logo depois de nascer, já nas primeiras 12 ou 24 horas, o bezerro perde cerca de 10% do seu peso, como consequência dessa desidratação fisiológica, mas isso é normal e reposto de forma natural, com a amamentação.

Para esse equilíbrio, o recém-nascido precisa de duas vezes mais quantidade de água que um adulto, proporcionalmente, e ela vem através do leite materno.

Fazer a pesagem diária desses bebês é uma forma de acompanhar se está tudo correndo dentro do previsto.

  • Hipotermia – em seus primeiros dias de vida, o bezerro recém-nascido tem dificuldade para se termorregular e, por isso, normalmente, sua temperatura é mais baixa que a de animais adultos.

O agravante é que, quando eles estão hipotérmicos, por exemplo, costumam perder o reflexo de sucção, dificultando a ingestão de colostro.

Em geral, o ambiente externo tem uma temperatura que é menor do que aquela que ele estava acostumado, no útero.

Outro fator que influencia nessa adaptação de temperatura corporal é que, o bezerro recém-nascido costuma ter pouca gordura subcutânea.

Preparar um espaço com aquecedores ou lâmpadas aquecedoras pode ajudar, evitando a perda de calor e, associado a isso investir na boa alimentação, que também é um fator que regula a temperatura.

Bezerros recém-nascidos

Quando os bezerros nascem através de um parto normal, o risco de terem algum problema que possa afetar sua vida diminui bastante.

O bezerro recém-nascido, ainda no ventre de sua mãe, dentro de uma gestação sem intercorrências, passa por modificações hormonais que o preparam para a vida fora do útero.

Mas se o parto é prematuro, por questões físicas da vaca ou do bezerro, especialmente se existir a necessidade de uma cesariana, o organismo do recém-nascido fica bem mais exposto a apresentar problemas.

E aqui, entra a importância do colostro, que irá auxiliar no aquecimento do animal, regulando sua temperatura, além de manter sua hidratação e funcionar como uma fonte de glicose.

É chamado de colostro o primeiro leite da vaca após o parto, e o bezerro recém-nascido deve ingeri-lo nas primeiras 12 horas depois de seu nascimento, após esse período ele começa a ingerir o leite normal da vaca.

Caso ocorra do bezerro ficar órfão durante o parto, ele pode receber o colostro ou o leite de outra vaca, ainda que seja com a ajuda de uma mamadeira, quando o alimento vem através de um banco e não diretamente de um animal.

O colostro irá auxiliar no desenvolvimento da imunidade do bezerro recém-nascido, que leva a um aporte de imunoglobulinas.

O uso de substitutos de colostro, que chegam através de fórmulas desenvolvidas em laboratórios, não é recomendado pela maioria dos profissionais, por não terem a mesma funcionalidade nutritiva.

Fontes: Nutrimais; Universidade Federal de Lavras; Agroline; Milk Point; e Clínica Veterinária Cuidar.

NUTRIMAIS SAÚDE ANIMAL © 2023 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS