Criar gado no sistema de confinamento significa manter os animais presos em um espaço específico, onde eles são alimentados e hidratados, em cochos e bebedouros, para ganharem peso.
Se você é pecuarista e está pensando em investir no sistema de confinamento de gado, é interessante se informar melhor sobre as vantagens e desvantagens.
Com base em uma avaliação mais criteriosa será possível entender se o confinamento seria o mais indicado para o seu caso.
Entre as vantagens de criar gado em confinamento estão:
- Quando se mantém o gado em confinamento é mais fácil cuidar, monitorar e balancear a sua alimentação.
Assim é mais dinâmico acompanhar como está sendo o ganho de peso e, caso seja necessário, realinhar o manejo alimentar.
Com o gado em confinamento o pecuarista tem a vantagem de conseguir acelerar o processo de desenvolvimento, deixando a produção mais eficiente, pois os animais chegam antes ao abate, o que significa aumentar a lucratividade.
Para potencializar a alimentação do gado em confinamento, a Nutrimais Nutrição Animal oferece o + Cria e Recria.
É um suplemento mineral para mistura, destinado aos bovinos de cria e recria de todas as idades e fases de criação. Associado aos aditivos probióticos e prebióticos (mananoligossacarideos e glucomananos), levedura seca de cana-de-açúcar, macro e microminerais.
O produto deve ser fornecido aos animais misturado ao sal branco, mineral, proteinado, ou ao concentrado, de forma que garanta as seguintes proporções: bezerros de 0 a 8 meses – 4g por animal/dia; recria de 9 a 24 meses – 8g por animal/dia; matrizes – 8g por animal/dia; ou conforme orientação técnica.
A água é fundamental para a boa saúde e produtividade dos bovinos
Outra opção é o + Engorda, um suplemento mineral para mistura, destinado aos bovinos de corte de todas as idades e em todas as suas fases de criação. Associado aos aditivos probióticos e prebióticos (mananoligossacarideos e glucomananos), e levedura seca de cana-de-açúcar.
O produto deve ser fornecido aos animais misturado ao sal branco, mineral, proteinado ou ao concentrado, na proporção que garanta o consumo de oito gramas do núcleo por animal/dia, ou conforme orientação técnica.
- Outra vantagem de criar o gado em confinamento é que o produtor vai precisar de uma área, um espaço físico, relativamente menor.
E sendo uma área menor fica mais fácil acompanhar sua rotina também em relação ao uso de medicamentos e manejo sanitário.
- Com as novidades tecnológicas, que estão cada vez mais presentes na rotina do campo, criar gado em confinamento significa também ter como aliados o melhoramento genético e a inseminação artificial, potencializando a produtividade da boiada.
Quando o gado está em um espaço menor é mais fácil ter um controle da saúde dos animais.
- Investir no aproveitamento do esterco produzido pelo gado que está em confinamento, sendo que ele poderá ser transformado em adubo, que irá aumentar a produção de outras lavouras, ou mesmo do pasto.
Entre as desvantagens de criar gado em confinamento estão:
- O custo é maior para quem investe na criação de gado em confinamento, pois é necessário investir na estrutura que seja adequada para preservar a saúde e o bem-estar dos animais.
Mas em médio e longo prazo, esse investimento tende a se pagar, pois existe a diminuição do tempo de abate e, até mesmo, uma carne de melhor qualidade.
- O investimento em tecnologia, bem como no treinamento da equipe, que precisa ser bem preparada para o manejo do gado criado em confinamento, é outra desvantagem a ser considerada.
É preciso ter bons profissionais contratados, para acompanhar o desenvolvimento dos animais, pois se não houver o correto monitoramento, a produtividade e lucratividade esperadas podem ser perder durante o processo.
- Quem opta pelo confinamento de gado precisa ficar atendo ao estresse que pode ser gerado nos animais, por estarem presos em espaços limitados, resultando em maior agitação e diminuição da produtividade.
Também existe maior risco de disseminação de doenças respiratórias, entre o gado confinado, além do risco de sodomia.
Tipos de Confinamento de Gado
Dentro do sistema de confinamento de gado existem diferentes formas de investir na estrutura e produção. São elas:
- Tie Stall – confinamento total onde os animais ficam lado a lado em baias individuais. Muito usado por gado de leite.
- Loose Housing – confinamento em estábulos com área de repouso. O piso é de terra batida ou concretada, com camada de cama de palha.
- Free-stall – nesse confinamento o gado fica solto dentro de uma área cercada, com espaço de baias individuais e camas de areia ou borracha triturada.
- Compost Barn – onde o estábulo é feito com material de compostagem, onde os animais ficam soltos dentro do galpão, podendo caminhar mais livremente.
Fontes: Nutrimais; MF Rural; Fundação Roge; Cursos CPT; e Agroline.