Produtores rurais sabem a importância de fazer o correto armazenamento dos produtos, seja para a organização da propriedade ou evitar prejuízos.
Independente do tamanho e estrutura da propriedade rural, sempre é necessário fazer algumas compras de forma antecipadas, para garantir que o insumo estará disponível.
Quem atua na pecuária entende que é fundamental investir num eficiente armazenamento dos produtos, como a ração, suplementos e demais itens da alimentação dos animais.
Se o volume de animais for grande, ou as espécies diversificadas, as compras precisam ser planejadas com antecedência e o volume a ser guardando pode ser grande.
Mas se não houver um correto armazenamento dos produtos eles poderão se deteriorar, sendo necessário o descarte e, com isso, o dinheiro é jogado fora.
“Nossos produtos devem ser armazenados em local coberto, fechado, ao abrigo da luz solar direta, sem calor excessivo e arejado. O produto deve estar sempre depositado sobre pallets de madeira ou prateleiras”, ensina o diretor de produção da Nutrimais Saúde Animal, Leandro Soares.
Outra dica que ele dá é que toda vez que a propriedade receber novos produtos é importante que se faça a rotatividade do estoque.
“Nunca coloque produto novo sobre produto velho. Faça a gestão do seu estoque, para não deixar o seu produto ficar velho no estoque e não ter problemas com esse produto vencendo no estoque”, completa Leandro.
Quando se fala em um adequado armazenamento dos produtos, um dos detalhes a ser considerado está ligado ao clima.
O sol e calor excessivos podem estragar os itens, mas o período de chuvas e locais com muita umidade também são prejudiciais.
Rações e suplementos exposto a ambientes sem controle térmico e de grande umidade ficam mais propícios a proliferação de fungos que, se ingeridos pelos animais, podem comprometer a qualidade do leite e carne produzidos por eles.
Em grandes propriedades, para se ter um melhor armazenamento dos produtos, o mais indicado é investir em um barracão exclusivo para os itens alimentícios.
Sempre que possível deixe apenas ração, grãos, sal e demais itens que façam parte da dieta do rebanho.
Em casos de estrutura menores, onde existe um único barracão para guardar os insumos em geral, a dica é separar por seção.
Para um armazenamento dos produtos mais eficiente deixe de um lado os alimentos, de outro os agrotóxicos, sempre com uma distância segura.
O galpão deve ter temperatura ambiente, ser coberto para ficar protegido das chuvas e ação direta do sol e estar sempre arejado.
Para o correto armazenamento dos produtos também se pede o cuidado de não deixar os sacos diretamente no chão.
Mesmo que a estrutura conte com um piso de cimento, o mais indicado é usar um estrado de madeira como base, assim o risco de umidade diminui consideravelmente.
Quando o armazenamento dos produtos não é feito da forma adequada, eles podem ser contaminados com uma bactéria, que é a causadora do botulismo nos bovinos.
Outro ponto é que, em espaços bagunçados ou sujos fica mais fácil a proliferação de roedores, que são um perigo para saúde do rebanho, já que sua urina pode transmitir a leptospirose.
Ou seja, manter a higiene do local também é um fator de extrema importância.
A limpeza constante do espaço, verificando possíveis sinais de problema ou mesmo de bichos que possam infestar o local, deve fazer parte da rotina.
Lembre-se sempre: havendo dúvida sobre a contaminação dos alimentos, prazo de validade, os itens estarem com aparência e cheiro diferentes do normal, não ofereça aos animais.
Às vezes é melhor ter um prejuízo com descarte dos produtos que não estavam devidamente armazenados, do que contaminar um rebanho inteiro.
Fique sempre atento ao armazenamento dos produtos e, se necessário, peça a orientação de um profissional.
Investir em uma estrutura adequada, hoje, é evitar prejuízos, que podem ser bastante significativos, no futuro.
Fontes: Nutrimais; Casmil; Portal do Agronegócio; e Premix.