EnglishPortugueseSpanish

NOTÍCIA

Engorda de boi no cocho: Invista em suplementos e na estrutura do local

Uma opção para os pecuaristas é fazer a engorda do boi no cocho e o segredo para uma boa rentabilidade é estar atento aos detalhes.

O mais importe é investir na alimentação correta, para que a engorda no cocho atinja o padrão esperado.

Em sistemas de confinamento, para engordar boi no cocho, cada animal precisa consumir 12,5% do peso vivo, diariamente.

A água também é fundamental para garantir a boa saúde dos animais. Eles precisam ter bebedouros sempre limpos e livre demanda.

Gado em confinamento tem na ração sua principal fonte de engorda e tudo é oferecido no cocho.

A engorda de boi no cocho precisa de uma ração que combine volumosos, proteínas, energéticos, suplementos minerais e vitamínicos, além de aditivos no concentrado.

O espaço indicado no cocho é de 70 centímetros para cada animal, assim, todos podem ter acesso ao alimento ao mesmo tempo.

A engorda do boi no cocho, em sistema de confinamento, tem ganhado força.

A Scot Consultoria prevê uma taxa de crescimento de 8% no confinamento em 2021, alcançando 4,93 milhões de cabeças, ante o resultado de 4,57 milhões de bovinos de 2020.

Engorda do boi no cocho e suplementação

A suplementação deve ser indicada por profissionais que atuem com nutrição animal, ela é uma aliada importante no processo de engorda do boi no cocho.

Mas é preciso estar atento ao consumo diário, porque a eficiência alimentar está em dar a quantidade certa, nos intervalos corretos.

Quando o gado se alimenta com a forragem do pasto, deve encontrar no cocho suplementos que potencializem o aproveitamento da forragem no organismo.

De forma geral, cada animal deve ingerir entre 80 e 100 gramas de sal, diariamente.

Todo alimento que for oferecido para engordar o boi no cocho, deve ser de boa procedência, para cumprir a sua função.

A Nutrimais tem o +Engorda, um suplemento mineral para mistura, destinado aos bovinos de corte de todas as idades e em todas as suas fases de criação.

Associado aos Aditivos Probióticos e Prebióticos (Mananoligossacarideos e Glucomananos), Levedura seca de cana de açúcar.
Livre de hormônio e antibióticos, ele também auxilia no ganho de peso desejado.

A associação de aditivos prébiótico e probiótico melhora a saúde do animal, proporcionando uma melhor conversão alimentar.

Cuide dos cochos

O cocho é objeto que serve como recipiente para que os bois que estão em processo de engorda possam se alimentar, é o seu comedouro.

Escolha o cocho ideal levando em consideração se ele vai ficar no pasto ou confinamento e quantos animais irá atender.

Para engordar o boi no cocho é preciso que o animal tenha acesso facilitado até ele e assim, sinta-se confortável.

É preciso distribuir os cochos de forma que não ocorram acidentes entre os animais e em períodos de chuva, eles devem ser cobertos.

Cheque também o entorno, pois galhos, lixo, lama, a presença de outros animais, podem atrapalhar o acesso do rebanho até o alimento.

De forma geral, as propriedades optam por cochos feitos de madeira, polietileno e tambor. Fique atento as particularidades de cada um e opte pelo que tiver melhor custo-benefício.

Quanto ao posicionamento:

  • Em sistema rotacionado, o cocho deve ficar em uma das laterais da praça de alimentação.

A cada 100 animais o recomendado é ter um mínimo de quatro metros destinados aos cochos.

  • Em confinamento, os cuidados devem ser redobrados, tanto em relação à quantidade de alimentos oferecidos, como com o clima. 

É importante que os cochos supram a demanda de alimentação diária, assim, evita-se a sobrecarga, desperdícios e garante o bem-estar dos animais.

SAIBA COMO FAZER A ENGORDA DO REBANHO UTILIZANDO SUPLEMENTOS MINERAIS

Atenção ao Sal

Em casos em que os animais rejeitam o sal no cocho, os principais motivos são:

  • Ele empedrou – para evitar o problema, ao colocar o sal no cocho, misture com fubá, que tira a umidade e evita que ele empedre.
  • Sabor estranho – pode acontecer quando muda o lote, a marca, ou o animal não tinha acesso ao sal anteriormente. 

Para que se acostumem com o sabor, vale fazer uma mistura de melaço de cana e fubá, para oferecer junto e ir diminuindo a quantidade até que fiquem apenas os suplementos.

Armazenagem

A correta armazenagem e a conferência da data de validade e condições do sal também é importante.

Um alimento impróprio, por exemplo, além de não colaborar para a engorda do boi no cocho, ainda pode causar sérios danos à saúde de todo o rebanho.

Fontes: Portal DBO; Agro 2.0; Aprenda Fácil; Beef Point; e Boi Saúde