Investir em um rigoroso controle de qualidade é valorizar o seu cliente

Quando falamos em controle de qualidade, temos que lembrar que se trata de um sistema rigoroso, que valoriza o cliente, mas também melhora a estrutura da empresa.

Entre os seus objetivos está o de implantar processos de produção mais eficientes, garantindo uma padronização dos serviços e produtos, o que valoriza a cadeia produtiva como um todo.

O controle de qualidade é uma prática comum dentro da Nutrimais Saúde Animal e toda a equipe está comprometida em mantê-lo.

“A Nutrimais trabalha com produtos de altíssima qualidade e, para garantir a integridade e qualidade dos nossos produtos, a empresa possui implementado em seu sistema de produção, os POPs – procedimentos operacionais padronizados, que são verificados e checados através de checklists e planilhas, para que nada fuja dos exigentes critérios de qualidade”, ressalta o Diretor de Produção da empresa, Leandro Soares.

Ele explica que, como a Nutrimais é certificada tanto pelo IBD - Instituto Biodinâmico, quanto pelo BPF - Boas Práticas de Fabricação utiliza-se de normas internacionais de qualidade.

“São laudos que comprovam que não existe nenhum contaminante que possa interferir na qualidade da matéria-prima”, pontua Leandro.

Como parte do processo de controle de qualidade, a matéria-prima é descarregada e armazenada no barracão da Nutrimais, em lugar seguro, para que nada influencie na sua estabilidade.

“Os produtos, logo após serem fabricados, passam por testes laboratoriais de estabilidade, para garantir total qualidade do processo de produção”, conclui Leandro.

Controle de qualidade certificado

E se ter um controle de qualidade é importante, ele ganha ainda mais força quando vem certificado, e a Nutrimais trabalha para contar com esse aval vindo do:

  • IBD, que também se desmembra em Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural e tem o papel de desenvolver atividades de certificação de produtos orgânicos e biodinâmicos.

Ele certifica produtos que são mais saudáveis e tenham um sistema de produção orgânico e sustentável.

Dessa forma, consumir um produto com a certificação IBD é investir em itens que foram produzidos com maior consciência ecológica.

Reconhecida internacionalmente, a certificação do IBD é para industrialização de alimentos, produção e insumos, pecuária de corte, piscicultura, projetos agrícolas, entre outros, impactando em seu controle de qualidade.

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  • BPF que é regularizada pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária e inclui critérios de fabricação, embalagem, estocagem e transporte de produtos.

Seu principal objetivo com o controle de qualidade é prevenir qualquer dano à saúde do consumidor final do referido produto.

Ele se aplica a fabricantes de: produtos para saúde; medicamentos; cosméticos e itens de higiene pessoal; saneantes e insumos farmacêuticos.

Controle de qualidade

Para que o controle de qualidade seja, de fato, seguido com eficácia, é preciso que todos os setores estejam envolvidos no processo.

É importante entender que em uma empresa tudo está interligado.

Assim, é uma forma também de melhor capacitar todos os colaborados, que estarão mais comprometidos com o processo como um todo.

Independente da sua área de atuação, investir no controle de qualidade dos seus processos, serviços e produtos, significa uma série de benefícios.

Alguns deles são:

  • Aprimoramento dos processos – Quanto melhor se entende dos processos mais fácil para detectar onde é necessário aperfeiçoá-los;
  • Redução de falhas – Erros e falhas são inerentes ao processo, mas é preciso identificá-los, corrigi-los e não repeti-los e isso faz parte do controle de qualidade;
  • Engajamento e motivação – Quando um processo de controle de qualidade é aplicado, a equipe precisa melhorar a sinergia, se envolver mais com o fluxo, assumir o risco de tomar decisões, o que acaba também influenciando na melhoria da comunicação entre as partes;  
  • Maior produtividade – Padronizar auxilia no aumento da produtividade, porque as coisas se tornam mais rápidas e eficientes quando seguem algo já experimentado e aprovado; e
  • Clientes satisfeitos – Uma empresa que investe em controle de qualidade, tem uma gestão muito mais facilitada e eficiente, e mais do que isso, atende melhor as necessidades do seu cliente. E um cliente satisfeito sempre volta.

Se a sua empresa ainda não investe em controle de qualidade, é hora de repensar.

Mesmo em estruturas menores, ter os serviços seguindo uma padronização irá auxiliar na expansão do todo, além de fortalecer a relação com seus clientes.

Fontes: Nutrimais: Voitto; UCJ; e We Cont.

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