Lote controle deve padronizar os animais para ter um resultado confiável

Para alcançar sucesso na pecuária, aumentando a produtividade, qualidade e lucratividade, é fundamental ter um controle sobre os animais. Através de um acompanhamento eficiente e bem monitorado do lote controle, é possível desenvolver estratégias que irão levar a uma melhoria do desempenho do rebanho.

É cada vez mais comum investir em novas técnicas e ferramentas de manejo, que ofereçam resultados para a melhoria da performance.

Algumas propriedades optam por fazer o controle individual do gado, onde cada animal tem sua ficha.

Nela ficam suas características, desempenho de conversão alimentar, controle vacinal, entre outras particularidades.

Todas essas informações devem ser computadas individualmente.

Mas essa opção se torna bastante trabalhosa, especialmente em grandes boiadas.

Para ter precisão, o processo se tornar mais oneroso e lento, precisando de maior mão de obra, mesmo com o uso de ferramentas tecnológicas.

E, ainda assim, em muitos casos os resultados são menos eficientes do que o controle de lotes.

Quando falamos em lote controle, todo esse monitoramento é feito por grupo de animais que, geralmente são separados de acordo com características semelhantes, como raça, peso e idade.

E mesmo a análise sendo feita por lote controle, é possível avaliar várias características que envolvam a produtividade.

“O lote controle é uma prática muito utilizada para avaliar a diferença entre os animais do lote controle e do lote promotor. Para que isso seja possível, é importante tomarmos alguns cuidados, garantindo que o resultado seja confiável. Então é importante padronizarmos esses lotes em relação à idade dos animais, sexo, sistema produtivo, peso e o trato, ou seja, a dieta consumida diariamente”, explica a Zootecnista da Nutrimais Saúde Animal, Bruna Gasparini.

ALIMENTAÇÃO DO GADO: COMO VOCÊ TEM FEITO O ARMAZENAMENTO DOS INSUMOS?

Ela pontua também que, “para avaliar a diferença entre o lote controle e o lote promotor, é importante avaliarmos alguns parâmetros em relação ao desempenho desses animais. Então levamos em consideração o ganho de peso, o peso vivo, o consumo de ração, a conversão alimentar e padronizamos esses dois lotes. E avaliando no mesmo período e nas mesmas condições, conseguimos ter um resultado satisfatório. ”

Um diferencial no lote controle, em relação ao controle individual é que no primeiro caso, apesar de colher menos informações, são mantidas as que são fundamentais para a avaliação.

O lote controle pode ser aplicado tanto para a gestão do rebanho de corte, como o leiteiro.

A realidade é que, enquanto o controle individual traz informações mais detalhadas, ele também aumenta o custo da gestão.

Em propriedades onde se investe predominantemente, em melhoramento genético dos animais, pode ser uma alternativa interessante.

Mas se esse não é caso do seu negócio, optar pelo lote controle resultará em um custo menor e mais agilidade na hora de tomar decisões.

Lote Controle

Quando se opta pelo lote controle, o resultado da apuração se torna mais relevante para o produtor que visa um planejamento estratégico, de médio e longo prazo.

Isso sem falar na facilidade de analisar e melhorar os indicadores zootécnicos.

Através do lote controle também é possível mensurar o consumo de alimento, além de realizar análises comparativas entre os animais e validar os resultados.

Ter a possibilidade de saber por quanto a arroba deve ser negociada, auxilia muito no momento de tomar uma decisão quanto a fazer a venda, ou esperar um pouco mais.

A homogeneidade do lote controle, que deve levar em consideração também o tamanho e grau de terminação semelhante, melhora até o bem-estar dos animais.

Quando eles estão em grupos que seguem um mesmo padrão, evita-se que tenha disputa entre eles, pois todos terão a mesma oportunidade de acesso ao alimento.

Além disso, eles ficarão prontos para o abate ao mesmo tempo, ou em data próxima, proporcionando que o lote possa ser comercializado ao mesmo tempo.

Quando acontecem vendas isoladas, elas não são boas, pois é comum brigas entre os animais remanescentes, por conta do domínio do território.

Isso porque são necessárias apartações de animais prontos para o embarque e os que retornam para o trato ficam estressados.

Essa carga de estresse significa prejuízo para o produtor, pois animais sem estresse apresentam melhor desempenho em ganho de peso.

E mais, no lote controle homogêneo o risco dos nutrientes oferecidos serem sub e superestimados ao formular a ração, diminui, pois a base é a média de peso dos animais.

Se você ainda não investe em lote controle, fale com o profissional responsável e avalie se a opção caberia na sua propriedade.  

Fontes: Nutrimais; Perfarm; Tecnologia no Campo; e Techgr.

NUTRIMAIS SAÚDE ANIMAL © 2023 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS