EnglishPortugueseSpanish

NOTÍCIA

Mistura dos ingredientes interfere na qualidade da dieta e peso do boi

Quando falamos de bovinos devemos lembrar que estamos tratando de animais com consumo seletivo, por isso, é preciso atenção à mistura dos ingredientes.

“A mistura dos ingredientes interfere na qualidade da dieta. Por isso, essa mistura é fundamental, levando em consideração que cada ingrediente apresenta partículas e densidade diferentes. E também pela capacidade de seleção que o bovino apresenta”, alerta a Zootecnista da Nutrimais Saúde Animal, Bruna Gasparini.

Ela acrescenta que, “para garantir uma boa mistura é importante levar em consideração a qualidade dos ingredientes utilizados, um bom vagão misturador, a ordem de inclusão de cada ingrediente e o tempo de mistura. ”

Bruna aproveita para dar um exemplo de dieta muito bem homogeneizada. “Temos a inclusão de polpa cítrica, farelo de soja, caroço de algodão, ureia, núcleo, suplemento Mais Engorda, farelo de milho, sevada, bagaço de cana e silagem de milho. Essa dieta fica no vagão misturador por aproximadamente 15 minutos, homogeneizando todos os ingredientes.”

O que parece um mero detalhe pode fazer toda a diferença na alimentação e rendimento da sua boiada.

“Portanto, fique atento a mistura dos ingredientes da sua dieta, para trazer maior desempenho para os animais a cocho”, conclui a Zootecnista.

Mistura dos Ingredientes

Se a dieta não for feita da forma adequada o impacto poderá ser visto no ganho de peso dos animais e ninguém quer correr esse risco.

Então invista no cuidado com a mistura dos ingredientes, o tamanho das partículas, sua densidade e a sequência que são adicionados.

Sem esquecer de acompanhar o tempo de mistura dos ingredientes e, até mesmo, como ela é distribuída ao longo do cocho.

Dietas mais homogêneas dificultam que o animal faça a seleção, levando-os a ingerirem o que foi produzido, ou o mais próximo possível.

Quando existem muitas partículas de diferentes densidades o animal pode, comer ou deixar de comer determinado ingrediente, que ele irá selecionar.

Também fique atento para que todos os cochos recebam o mesmo tipo de dieta com a correta mistura dos ingredientes.

É importante ficar atento à seletividade dos bovinos da mesma baia, o que indicará também as preferências de cada animal.

Fazer a correta mistura dos ingredientes, mesmo eles tendo suas particularidades, é um desafio para os profissionais.

Para garantir um bom resultado final os ingredientes precisam ser de boa qualidade e estarem devidamente armazenados.

ALIMENTAÇÃO DO GADO: COMO VOCÊ TEM FEITO O ARMAZENAMENTO DOS INSUMOS?

A qualidade do misturador e se ele é adequado para a mistura dos ingredientes utilizados, é outro detalhe importante.

Observar e balancear a quantidade certa de cada ingrediente da mistura também impacta no resultado final.

Lembre-se que alguns ingredientes facilitam a mistura, enquanto outros podem dificultá-la.  

Quando falamos de volumoso, o úmido com partículas uniformes e picadas, ajuda a agregar partículas.

Enquanto o mais seco tende a dificultar que a mistura dos ingredientes fique uniforme. Por isso, atenção com a umidade.

Uma opção de suplemento mineral para mistura é o Mais Engorda, da Nutrimais, destinado aos bovinos de corte de todas as idades e em todas as suas fases de criação. Associado aos aditivos Probióticos e Prebióticos (mananoligossacarideos e glucomananos), Levedura seca de cana de açúcar.

O produto deve ser fornecido aos animais misturado ao sal branco, mineral, proteinado ou ao concentrado, na proporção que garanta o consumo de oito gramas do núcleo por animal/dia, ou conforme orientação técnica.

Misturadores

Conheça algumas opções de misturadores e avalie qual o mais adequado para a mistura dos ingredientes na sua propriedade.

  • Com rosca vertical – Indicado para misturar volumosos com partículas de fibras maiores, como o feno. Mas para que a mistura fique homogênea, é necessário um tempo maior de funcionamento.
  • Com rosca horizontal – Indicado para misturar volumosos com partículas de fibra menores, como é o caso de silagens de milho ou capim. O equipamento garante mistura dos ingredientes de forma homogênea, em menor tempo.
  • Por tombamento – indicado para ração de mistura total, ou seja, pode ter grãos, núcleo, silagem e subproduto. Ele evita que ingredientes de maior densidade se depositem no fundo.
  • Com rotor central e rosca – Proporciona uma qualidade muito boa de mistura de ingredientes, em um tempo reduzido de funcionamento mesmo com diferentes tamanhos de partículas de volumosos. 

Fonte: Nutrimais; Portal BDO; Educa Point; Beef Point; e Rehagro.