Pecuária extensiva: investimento mais baixo e boi engordando no pasto

A pecuária extensiva é a mais tradicional e praticada no Brasil, e sua principal característica é manter o gado solto no pasto, em extensas áreas de terra.
Estima-se que em território nacional, 90% do gado de corte ainda seja criado no sistema de pecuária extensiva.
Quando falamos em pecuária temos que lembrar que se trata de uma atividade econômica, onde o gado é criado para a geração de renda, seja ele de um rebanho de corte ou leite.

A pecuária extensiva se aplica em todo tipo de propriedade, basta que o volume de cabeças de gado seja condizente com o espaço físico disponível.
Em pequenos sítios e chácaras também é comum criar o gado solto no pasto e, muitas vezes, esses animais são para o consumo da própria família, ou vendido de forma unitária, para o abate em estrutura própria, sem o uso do frigorífico.

NUTRIÇÃO ANIMAL: QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE ELA PROPORCIONA PARA A SAÚDE?


A principal vantagem da pecuária extensiva é que ela não exige um alto investimento financeiro inicial.
Isso acontece porque não é preciso montar uma grande estrutura para receber os animais, como no caso da pecuária intensiva, pois a pastagem já está ali, basta cercar adequadamente e soltar os animais.

Além disso, a base da alimentação é o próprio pasto, que precisa estar bem cuidado e nutritivo, mas ainda assim demanda bem menos gastos do que o alimento usado em confinamento.
No entanto, é preciso atenção, porque mesmo se alimentando das forrageiras, os animais precisam de suplementação adequada para ganharem saúde, peso e se tornarem devidamente produtivos.

E para auxiliá-lo com seu rebanho de pecuária extensiva, a Nutrimais Nutrição Animal oferece uma linha completa de suplementos minerais para cria, recria e engorda. Associado aos aditivos probióticos e prebióticos (mananoligossacarideos e glucomananos), levedura seca de cana-de-açúcar, macro e microminerais.

Pecuária Extensiva no Brasil


A pecuária extensiva é bastante comum no Brasil, facilitada pela grande extensão territorial do país.
O volume atual é de 218 milhões de cabeças, de acordo com dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a expectativa é de aumentar mais.

Pecuária Extensiva


A atividade pecuária cria animais para serem comercializados.
Existe a necessidade de grandes extensões de terra para a criação dos animais, na pecuária intensiva cria-se o gado em estruturas próprias e espaços menores, o que demanda um investimento financeiro maior, pois é preciso oferecer bem-estar aos animais.
Outros desafios que a pecuária extensiva apresenta são:

  • Controle do rebanho - como os animais ficam espalhados pelo pasto é mais difícil controlar seu ganho de peso e suas condições gerais de saúde, sendo necessário criar estratégias para esse acompanhamento, como o uso de softwares para um melhor monitoramento.
  • Cuidados com pasto – é preciso fazer a correta rotação do pasto, para que ele possa se recompor adequadamente. Também é necessário analisar seu valor nutricional e cuidar bem do solo para que as forrageiras cresçam de forma adequada.
  • Montar estratégia de alimentação para o período da seca – a pecuária extensiva usa o pasto como base do alimento do gado, mas na seca, é preciso buscar opções.

Faça um planejamento para a silagem, ou outra forma de suprir as necessidades dos animais, para não correr o risco de os animais perderem peso durante esse período.

Com o correto planejamento, é possível obter sucesso com a pecuária extensiva. Por isso, lembre-se sempre de contar com a orientação de um profissional para cuidar da saúde do seu rebanho e oferecer uma alimentação nutritiva e equilibrada.
A boa pecuária extensiva é aquela onde o gado é saudável, oferece carne e leite de qualidade e proporciona lucratividade ao pecuarista.

Fontes: Canal Rural; Tecnologia no Campo; Coimma; Faculdade FGI; e Robustec. 

NUTRIMAIS SAÚDE ANIMAL © 2023 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS