Pitch de vendas: ofereça uma solução objetiva e conquiste o seu cliente

Alguns termos têm se tornado cada vez mais comuns para quem trabalha na área comercial, e um deles é o pitch de vendas.

Ele é usado para definir um discurso rápido, onde exalte os benefícios do produto ou serviço que você pretende comercializar.

Um pitch de vendas deve ser objetivo, certeiro, impactante e despertar o interesse do possível comprador.

Mesmo que no pitch não seja possível fechar uma venda imediata, se ele conseguir fazer o possível cliente continuar disposto a saber mais sobre o negócio, já terá alcançado um resultado promissor.

 “O pitch de vendas é, nada mais, nada menos, do que uma apresentação, que precisa durar, no máximo, dois minutos. Qual o maior objetivo dele? É você encantar, apresentar e tentar convencer o seu cliente, o seu consumidor, de uma ideia ou um benefício. É basicamente isso”, ressalta a anterior supervisora de expansão da Nutrimais Franchising, Fernanda Mendes.

Muitas pessoas relatam dificuldade em mostrar seu produto ou serviço de forma tão rápida e objetiva, mas lembre-se que o pitch de vendas não é apenas para o fechamento imediato do negócio.

Ele precisa atrair, segurar o possível cliente e gerar o interesse, pois a partir disso será possível esclarecer outras dúvidas, relatar detalhes e mostrar opções.

As pessoas estão cada vez mais sem tempo, querem dinamismo, precisam entender de forma rápida e fácil o que é aquilo, para o que serve e qual a dor que poderá sanar.

Pitch de vendas pode ajudar a fechar um negócio

Quando um pitch de vendas soluciona um problema, agrega um valor, viabiliza uma rotina, atende uma necessidade, o caminho para fechar o negócio caminha muitos passos. 

Independente se você trabalhar sozinho ou com uma equipe, é fundamental afinar o discurso para que todos falem a mesma língua e, para isso, o primeiro passo é conhecer bem o negócio.

Como falar de forma eficiente e atrativa sobre algo, se até você mesmo tem dúvidas quanto a sua funcionalidade?

Mas isso é apenas um dos passos para realizar um pitch de sucesso, existem vários outros que poderão ajudá-lo.

Pitch de Vendas

É hora de falar com seu público, mostrar o que você tem a oferecer e, mesmo que não seja de forma imediata, reverter esse contato em uma venda.

Listamos algumas dicas que, se aplicadas de forma correta, serão fundamentais para o sucesso do seu pitch de vendas, acompanhe:

  • Conheça o seu cliente - como oferecer algo atrativo se você não conhece a necessidade do seu possível cliente?

Saiba quem é ele, o que busca, quais suas necessidades, o seu perfil e suas possíveis demandas a serem atendidas.

Se for uma empresa, faça uma pesquisa sobre ela. Muitas vezes uma consulta ao site e redes sociais pode te trazer muitas respostas.

Havendo oportunidade de um contato maior com o possível cliente, aproveite e faça algumas perguntas que sejam objetivas e possam te ajudar. Uma opção que costuma funcionar é: você está enfrentando algum desafio específico?

O pitch de vendas se torna mais assertivo quando você sabe o que ele estava necessitando.

  • Mostre a solução – você não está vendendo um produto, mas sim oferecendo a solução para o problema apresentado por aquela pessoa/empresa.

Consegue entender o quanto uma coisa é diferente da outra?

FAZER UM BOM CONTROLE DE ESTOQUE EVITA DESPERDÍCIOS E ORGANIZA A PROPRIEDADE

Quando o seu pitch de vendas apresenta uma forma de sanar aquela demanda inconveniente, as coisas ganham outra proporção.

  • Use bem as palavras – prenda a atenção do cliente, fale sobre metas e como poderá solucionar questões críticas.

Foque o pitch de vendas de uma forma que ele ofereça uma contribuição significativa para aquele negócio, que impacte positivamente no resultado.

Mostre seu preparo e credibilidade, dê algum exemplo de vivência anterior, mas jamais se esqueça de ser objetivo e deixe que o interesse em saber mais detalhes dessa estratégia, que poderá contribuir para o negócio dele, parta do cliente.

  • Solução personalizada – sim, não tenha uma forma única de fazer as coisas. Por mais que o seu modelo para solucionar uma demanda seja eficiente e replicável, faça os ajustes que o deixem com “a cara” do seu cliente. 

No pitch de vendas a pessoa quer se sentir acolhida, especial, diferenciada, então quando percebe que algo foi pensando para atender as necessidades mais íntimas dela, da empresa que ela administra, isso fará com que ela ganhe confiança e se sinta atraída.

  • Mostre o valor e não o preço – você tem a solução que o cliente tanto buscava, mas quanto vai custar isso para ele?

Fique atento porque esse é um momento crucial do seu pitch de vendas. Mostre o quanto esse investimento poderá agregar ao negócio dele.

Quando se entende o valor de algo, o custo, em si, perde muito da sua importância. Então, o segredo é focar nos benefícios.

Essas são apenas algumas dicas para ter um pitch de vendas com o fechamento de bons negócios.

Leia, se informe, estude e treine. Tudo isso será importante para que você atinja um resultado de sucesso.

Fonte – Nutrimais Franchising; Endeavor; Resultados Digitais; Mee Time; e NeilPatel.

NUTRIMAIS SAÚDE ANIMAL © 2023 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS