Prebióticos, probióticos e leveduras formam a base da composição dos suplementos minerais e concentrados desenvolvidos pela Nutrimais Saúde Animal.
Os produtos são destinados para o gado de corte e leite, suínos, ovinos, caprinos, aves, cavalos e peixes.
Os compostos que trazem prebióticos, probióticos e leveduras são desenvolvidos por uma equipe técnica altamente capacitada.
E sua qualidade é comprovada por certificações como a do IBD - Instituto Biodinâmico e da BPF - Boas Práticas de Fabricação.
Mas ainda existem muitas dúvidas sobre prebióticos, probióticos e leveduras. Acompanhe e saiba mais.
Prebióticos são aditivos alimentares, como fibras e açucares que não são digeridos, mas servem para estimular, de forma seletiva, a proliferação das bactérias, que são benignas ao intestino.
Com isso, os prebióticos promove a melhoria no organismo daqueles que o ingerem no volume correto.
Quando falamos do organismo dos bovinos, os prebióticos auxiliam na formação de probióticos, aumentando sua atuação no organismo.
“Os prebióticos são produzidos através da parede celular de leveduras, sendo fontes naturais de mananoligossacarideos e betaglucanos, os quais desempenham função de alta importância no organismo do animal, pois a ação prebiótica torna o sistema gastrointestinal um ambiente desfavorável ao crescimento de bactérias patogênicas”, explica o diretor de produção da Nutrimais Saúde Animal, Leandro Soares.
Ele destaca também que os prebióticos “auxiliam na retenção de microtoxinas e afrotoxinas promovendo assim a imunomodulação local, melhorando a resposta imunológica do sistema gastrointestinal, promovendo o aumento da sanidade animal e, consequentemente, melhores resultados na produção.”
Estudos apontam vários benefícios que prebióticos e probióticos causam na saúde dos bovinos. Fique atento.
São chamados probióticos os aditivos elaborados com microrganismos vivos, e sendo administrados de forma certa, proporcionam vários benefícios ao organismo.
Entre eles está a melhoria da imunidade dos animais, pois auxiliam na absorção dos nutrientes, vitaminas e sais minerais.
“Os nossos probióticos são um blend de bactérias vivas, utilizadas como aditivos nutricionais, compostos por cepas criteriosamente escolhidas, garantidas pela sua estabilidade”, ressalta Leandro.
O diretor de produção também pontua que os probióticos da Nutrimais “têm como principais benefícios restabelecer, estimular e equilibrar a população biológica. Equilibra o metabolismo, melhora a digestibilidade das fibras, melhora a conversão alimentar e, com isso, proporciona maior crescimento e ganho de peso.”
A dose certa de probióticos também melhora a recuperação de casos de diarreia, mastite, pneumonias e tristeza parasitária.
E mais, a boa resposta do sistema imunológico, proporcionada pelos probióticos, levam a um melhor desempenho produtivo e reprodutivo.
De maneira geral, os suplementos trazem probióticos que já integram a flora intestinal dos animais, mas em quantidade insuficiente.
Diferente do que alguns produtores pensam, o uso de probióticos na dieta dos bovinos não é nenhuma novidade, sendo que os primeiros registros são de 1924.
Na ocasião, criadores norte-americanos suplementaram a alimentação dos bovinos leiteiros com a levedura Saccharomyces cerevisiae, que funcionou como fonte de vitaminas do complexo B.
Com o passar do tempo, a evolução das pesquisas e os estudos da microbiota, entendeu-se que é possível desenvolver probióticos específicos para a necessidade de cada fase do rebanho bovino e também suprir as necessidades de vários outros animais.
As leveduras são um tipo de fungo unicelular, que é muito utilizado na fermentação do açúcar para a produção de bebidas destilada.
Mas atualmente as leveduras também são aproveitadas como aditivos e comuns em suplementos alimentares para animais, em especial os ruminantes.
A indicação das leveduras se dá pela sua concentração proteica, além de ter um palatabilizante que é capaz de melhorar o sabor da ração.
“As leveduras são compostas por células de diferentes linhagens de saccharomyces secevisiae, cultivadas em meio à base do melaço de cana-de-açúcar, durante o processo de fermentação, tanto para produção do álcool, quanto do açúcar, sendo secas através do processo de pressão e pulverização. São fontes de proteínas altamente nutricionais, contendo um perfil equilibrado de animoácidos, e ainda sendo ricas em vitaminas do complexo B, possuindo alto grau de palatabilidade”, conclui Leandro Soares.
Para fazer o correto uso dos prebióticos, probióticos e leveduras, além de sua dosagem correta, conte sempre a orientação de um profissional.
Fontes: Nutrimais; Coagril; Nutrinews Brasil; e Boi a Pasto