O reflexo de flehmen, popularmente chamado de “sorriso do cavalo”, é uma reação que está diretamente ligada ao comportamento sexual dos garanhões.
Para sentir os feromônios que as fêmeas exalam, os cavalos fazem um movimento com a boca, como se estivessem sorrindo.
E, com o reflexo de flehmen, o cavalo consegue fazer com que os cheiros sejam melhor direcionados para as suas glândulas olfatórias, que se localizam ao final de sua passagem nasal.
O odor é tão importante para a questão reprodutiva dos equinos que é comum encontrar os cavalos cheirando a urina e fezes das éguas, pois assim eles conseguem saber se elas estão prontas para um acasalamento.
E assim, identificam o momento certo de chegar até a fêmea, correndo um risco bem menor de ser rejeitado.
“O reflexo de flehmen, ou reação flehmen, acaba caracterizando o animal pela elevação da cabeça e ondulação do lábio superior do animal, onde o garanhão identifica uma oportunidade de acasalar com essas éguas. Então, essa oportunidade está relacionada com os feromônios que a égua acaba eliminando através da urina, indicando o cio. O reflexo de flehmen é uma maneira de identificar o cio das éguas e, acaba contribuindo para todo o manejo reprodutivo dentro da propriedade”, destaca Bruna Gasparini, zootecnista da Nutrimais Saúde Animal.
O reflexo de flehmen em cavalos acontece quase que como um ritual de acasalamento. Depois de inspirar, o animal geralmente dá uma lambida nas narinas, estimulando o órgão vomeronasal.
Esse reflexo que pode ser visto nos lábios dos cavalos é uma resposta involuntária e invariável do sistema nervoso, ao sentir um estímulo.
Em propriedades, onde a monta acontece de forma natural, é fundamental que o macho consiga identificar o cio da fêmea, para que seja possível a reprodução, já que não são usados estímulos específicos.
Além dos cavalos, outros animais podem apresentar o reflexo de flehmen, sendo que ele aparece apenas em mamíferos quadrúpedes.
Outra particularidade é ser mais comum em machos do que em fêmeas e, especialmente, em animais jovens.
Também é possível identificar o reflexo de flehmen em potros, no período que vai do primeiro dia de vida, até que se complete a primeira semana.
Os cavalos, ou seja, os equinos machos, alcançam o seu potencial reprodutivo perto dos dois anos de idade. Mas, antes desse período, eles já são capazes de demonstrarem interesse sexual pela fêmea.
Um dos primeiros sinais é exatamente o reflexo de flehmen, mas é importante observar outras reações para saber se está tudo bem.
Como existe um declínio da capacidade reprodutiva dos garanhões, conforme sua idade avança, é importante investir para que eles se reproduzam de forma eficiente, durante um período adequado.
A dica é investir no acompanhamento da saúde desses animais e, para isso, são indicados alguns cuidados. Entre eles estão:
Quem cria cavalos na propriedade precisa ter sempre um profissional de confiança para acompanhar a saúde deles, e, no cotidiano, estar atento a possíveis sinais de que possam não estar bem.
Além de observar se o cavalo tem emitido o reflexo de flehmen, outras mudanças de comportamento podem alertar para algo que mereça mais atenção.
Fontes: Nutrimais; EducaPoint; Associação Mangalarga Marchador; Epamac; CPT Cursos; e Shop Veterinário.