EnglishPortugueseSpanish

NOTÍCIA

Reflexo de flehmen em cavalos está aliado ao seu comportamento reprodutivo

O reflexo de flehmen, popularmente chamado de “sorriso do cavalo”, é uma reação que está diretamente ligada ao comportamento sexual dos garanhões.

Para sentir os feromônios que as fêmeas exalam, os cavalos fazem um movimento com a boca, como se estivessem sorrindo.

E, com o reflexo de flehmen, o cavalo consegue fazer com que os cheiros sejam melhor direcionados para as suas glândulas olfatórias, que se localizam ao final de sua passagem nasal. 

O odor é tão importante para a questão reprodutiva dos equinos que é comum encontrar os cavalos cheirando a urina e fezes das éguas, pois assim eles conseguem saber se elas estão prontas para um acasalamento.

E assim, identificam o momento certo de chegar até a fêmea, correndo um risco bem menor de ser rejeitado.

“O reflexo de flehmen, ou reação flehmen, acaba caracterizando o animal pela elevação da cabeça e ondulação do lábio superior do animal, onde o garanhão identifica uma oportunidade de acasalar com essas éguas. Então, essa oportunidade está relacionada com os feromônios que a égua acaba eliminando através da urina, indicando o cio. O reflexo de flehmen é uma maneira de identificar o cio das éguas e, acaba contribuindo para todo o manejo reprodutivo dentro da propriedade”, destaca Bruna Gasparini, zootecnista da Nutrimais Saúde Animal.

Cavalo de vaquejada precisa de nutrição adequada. Entenda o motivo

O reflexo de flehmen em cavalos acontece quase que como um ritual de acasalamento. Depois de inspirar, o animal geralmente dá uma lambida nas narinas, estimulando o órgão vomeronasal.

Esse reflexo que pode ser visto nos lábios dos cavalos é uma resposta involuntária e invariável do sistema nervoso, ao sentir um estímulo.

Em propriedades, onde a monta acontece de forma natural, é fundamental que o macho consiga identificar o cio da fêmea, para que seja possível a reprodução, já que não são usados estímulos específicos.

Além dos cavalos, outros animais podem apresentar o reflexo de flehmen, sendo que ele aparece apenas em mamíferos quadrúpedes.

Outra particularidade é ser mais comum em machos do que em fêmeas e, especialmente, em animais jovens.

Também é possível identificar o reflexo de flehmen em potros, no período que vai do primeiro dia de vida, até que se complete a primeira semana.

Reflexo de Flehmen

Os cavalos, ou seja, os equinos machos, alcançam o seu potencial reprodutivo perto dos dois anos de idade. Mas, antes desse período, eles já são capazes de demonstrarem interesse sexual pela fêmea.

Um dos primeiros sinais é exatamente o reflexo de flehmen, mas é importante observar outras reações para saber se está tudo bem.

Como existe um declínio da capacidade reprodutiva dos garanhões, conforme sua idade avança, é importante investir para que eles se reproduzam de forma eficiente, durante um período adequado.

A dica é investir no acompanhamento da saúde desses animais e, para isso, são indicados alguns cuidados. Entre eles estão:

  • Exame andrológico, que além de mostrar a capacidade reprodutiva, pode avaliar a saúde em geral.
  • Durante a anamnese, o médico veterinário avalia o histórico do cavalo, se já teve doenças, quais foram e os tratamentos utilizados.
  • Também é importante ver se a alimentação e as atividades exercidas são ideais para a raça e idade daquele determinado animal.
  • Um exame clínico confere as frequências respiratória e cardíaca, dentição e condição corporal em geral.
  • São realizados exames específicos no aparelho reprodutivo do cavalo, inclusive com a avaliação do sêmen, feita através de um espermograma.
  • Coletar sangue para análise também é algo comum. Através dele é possível fazer o teste de AIE – Anemia Infecciosa Equina, uma doença que não tem cura e pode ser disseminada para outros equinos.

Quem cria cavalos na propriedade precisa ter sempre um profissional de confiança para acompanhar a saúde deles, e, no cotidiano, estar atento a possíveis sinais de que possam não estar bem.

Além de observar se o cavalo tem emitido o reflexo de flehmen, outras mudanças de comportamento podem alertar para algo que mereça mais atenção.

Fontes: Nutrimais; EducaPoint; Associação Mangalarga Marchador; Epamac; CPT Cursos; e Shop Veterinário.