O sistema digestivo dos equinos tem particularidades que merecem atenção

Quem cria cavalos, seja em grande volume, ou como parte auxiliar na lida da propriedade, já deve ter percebido que o seu sistema digestivo merece atenção. Como o sistema digestivo dos equinos traz algumas particularidades é preciso estar atento com o manejo alimentar desses animais.

Eles apresentam uma capacidade de ingestão bastante regulada, já que seu estômago é considerado pequeno quando comparado a outras partes do seu sistema digestivo.

Isso faz com que os equinos tenham necessidade de se alimentar em pequenas porções, várias vezes ao dia.

Para se ter uma ideia um cavalo de aproximadamente 500 quilos, consegue armazenar uma média de 130 litros de alimentos, distribuídos por seu sistema digestivo.

Mas, no estômago, ficam apenas 12 litros dessa capacidade.

“Na grande maioria das vezes ficamos atentos apenas em oferecer uma boa alimentação, um bom concentrado para o animal, não acompanhando se ele está digerindo bem esse alimento, e isso é muito importante, porque é daí que vai garantir que ele está conseguindo nutrientes necessários para a sua vida, para o seu exercício, para o seu trabalho. Então temos que saber qual a importância de uma boa digestão dos equinos, afinal, absorver todos os nutrientes necessários durante a alimentação, pode proporcionar um ótimo desempenho”, alerta o Médico Veterinário da Nutrimais Saúde Animal, Jonathas Bonaldo.

LINHA DE PRODUTOS NUTRIMAIS

O profissional destaca que, para garantir que o sistema digestivo dos equinos funcione bem vale investir em aditivos, Prebióticos, Probióticos e Leveduras.

“Eles são micro-organismos vivos, que vão atuar diretamente nesse ponto, repondo a flora e a estabilizando, tornando-a adequada para digerir esse alimento. E para isso temos o +Horse, que é um suplemento nessa linha, que vai atuar tanto na questão digestiva como imune, ajudando na absorção, conversão alimentar e digestão, tornando seu animal mais efetivo, com desempenho melhor em provas, passeio e reprodução”, completa Jonathas.

Sistema digestivo dos equinos

Além do estômago, que citamos acima, outra particularidade do sistema digestivo dos equinos é o intestino.

Por ser bastante sensível, se não for bem cuidado o órgão pode desencadear problemas que, em estágios mais graves, levam ao óbito.

Separamos várias outras curiosidades e cuidados que envolvem o sistema digestivo dos equinos, acompanhe:

  • Diferente do que acontece com os bovinos, que são ruminantes e apresentam vários compartimentos no estômago, os cavalos têm compartimento único;
  • A alimentação oferecida precisa ser bem pensada, pois não pode ser algo que forme gases, já que arrotos não fazem parte do sistema digestivo dos equinos;
  • Eles também não vomitam, por isso, é necessário cuidado em oferecer quantidades menores de alimentos;
  • Se o estômago dos cavalos estiver cheio de alimentos sólidos, além de líquidos e gases, existe o risco de acontecer uma ruptura, então todo cuidado é pouco;
  • O canal alimentar dos equinos começa na boca, seguido do palato mole e a faringe, onde fica a glote, que leva os alimentos para o esôfago;
  • É na boca que acontece a salivação, que facilita a mastigação e deglutição, protegendo o estômago dos ácidos gástricos. Um cavalo adulto pode produzir 25 litros de saliva diariamente;
  • Fique atento ao volume de saliva produzido pelos equinos, pois quando eles estão sofrendo alguma dor, como algum dano no casco, por exemplo, uma das consequências é a diminuição na produção de saliva.

O resultado é uma alteração do sistema digestivo dos equinos, que pode ocasionar cólicas e dificuldade ao ingerir os alimentos.

  • O sistema digestivo dos equinos tem também o estômago, intestino delgado e intestino grosso;
  • Mesmo que não recebam diretamente o alimento, o pâncreas e o fígado também integram o sistema digestivo dos equinos; e
  • Cavalos são herbívoros, com segmentos ampliados no tubo digestivo, para a correta decomposição da celulose e outras bactérias.

Para quem pretende investir na criação de cavalos, lembre-se dos cuidados que o sistema digestivo dos equinos necessita, contando sempre com a orientação de especialista.

Fontes: Nutrimais; Cavalus; Criação de Cavalos; e Cursos CPT.

NUTRIMAIS SAÚDE ANIMAL © 2023 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS