Cuidar do úbere da vaca é uma forma de garantir seu bem-estar e qualidade de vida, e isso se torna ainda mais importante quando se trata de vacas leiteiras.
O úbere é a parte do corpo da vaca onde ficam seus tetos, sendo formado por quatro glândulas, que é onde o bezerro é amamentado, ou o leite é retirado.
Para que ele esteja sempre saudável, não interferindo na produção de leite e nem exposto a doenças como a mastite, é preciso ter alguns cuidados.
Feridas e outros problemas ou machucados no úbere interferem diretamente na produtividade da vaca, podendo abalar a sua saúde como um todo, pois causam dor e desconforto.
Quando o úbere da vaca está saudável, isso irá impactar positivamente na sua produtividade, bem como na qualidade do leite oferecido.
Um dos problemas que podem aparecer nas vacas leiteiras é a estefanofilariose, que se apresenta especialmente em épocas de calor e chuva.
O úbere das vacas acaba sendo atingindo por feridas e precisa ser tratado o quanto antes, de forma adequada, para não evoluir e atingir quadros mais graves, como a mastite.
Mas o cuidado correto e o uso da medicação certa são capazes de reverter o quadro.
Para identificar e tratar o problema, o quanto antes, esteja atento ao aspecto do úbere da vaca, e também ao seu comportamento como um todo, e se identificar algo de diferente, o mais indicado é buscar o auxílio de um veterinário, que poderá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento correto.
Em geral, o tratamento do úbere, em fases pré e pós-parto, pode ter a indicação de compressas frias e quentes, sempre respeitando a temperatura adequada, para que a vaca possa se sentir bem.
O uso de pomadas específicas também costuma ser indicado.
Investir em um úbere saudável é também aumentar a longevidade produtiva das vacas. Além dela produzir mais e com melhor qualidade, o seu tempo de produção é estendido.
Conheça formas eficientes de cuidar do úbere da vaca de maneira adequada:
Fontes: American Nutrients; O Presente Rural; Milk Point; Educa Point; Tecnologia no Campo; e Implemis.