Cuidar do úbere da vaca é uma forma de garantir seu bem-estar e qualidade de vida, e isso se torna ainda mais importante quando se trata de vacas leiteiras.
O úbere é a parte do corpo da vaca onde ficam seus tetos, sendo formado por quatro glândulas, que é onde o bezerro é amamentado, ou o leite é retirado.
Para que ele esteja sempre saudável, não interferindo na produção de leite e nem exposto a doenças como a mastite, é preciso ter alguns cuidados.
Feridas e outros problemas ou machucados no úbere interferem diretamente na produtividade da vaca, podendo abalar a sua saúde como um todo, pois causam dor e desconforto.
Quando o úbere da vaca está saudável, isso irá impactar positivamente na sua produtividade, bem como na qualidade do leite oferecido.
Para quem está se perguntando como fazer para identificar se o úbere está saudável, fique atento para as dicas:
- O úbere deve apresentar um ligamento central forte, que esteja firme e mais aderido.
- Quando os úberes estão mais soltos, eles podem se movimentar demais e sofrer traumatismos.
- O úbere deve ter uma altura ideal, sendo que o indicado é estar o mais alto possível em relação ao chão, além de boa vascularização e o correto posicionamento dos tetos.
Um dos problemas que podem aparecer nas vacas leiteiras é a estefanofilariose, que se apresenta especialmente em épocas de calor e chuva.
O úbere das vacas acaba sendo atingindo por feridas e precisa ser tratado o quanto antes, de forma adequada, para não evoluir e atingir quadros mais graves, como a mastite.
Mas o cuidado correto e o uso da medicação certa são capazes de reverter o quadro.
Saiba a importância de manter em dia o calendário vacinal do rebanho
Para identificar e tratar o problema, o quanto antes, esteja atento ao aspecto do úbere da vaca, e também ao seu comportamento como um todo, e se identificar algo de diferente, o mais indicado é buscar o auxílio de um veterinário, que poderá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento correto.
Em geral, o tratamento do úbere, em fases pré e pós-parto, pode ter a indicação de compressas frias e quentes, sempre respeitando a temperatura adequada, para que a vaca possa se sentir bem.
O uso de pomadas específicas também costuma ser indicado.
Cuidados com o Úbere da Vaca
Investir em um úbere saudável é também aumentar a longevidade produtiva das vacas. Além dela produzir mais e com melhor qualidade, o seu tempo de produção é estendido.
Conheça formas eficientes de cuidar do úbere da vaca de maneira adequada:
- Faça a correta higiene dos tetos antes da ordenha, pois as vacas podem deitar em locais com fezes e lama, e isso irá contaminar seu úbere. Além da limpeza faça a desinfecção no local e seque com papel toalha.
- Evite expor os animais ao estresse, pois isso impacta diretamente na sua qualidade de vida, podendo deixar o úbere mais vulnerável a possíveis infecções, já que interfere no sistema imunológico das vacas.
- A correta nutrição das vacas também impacta diretamente sobre a boa saúde do seu úbere. Além de oferecer uma boa base se sais minerais, outras vitaminas que devem estar presentes são: selênio, cobre, zinco e betacaroteno.
- Já pensou em usar um suplemento de vitamina E? Uma pesquisa realizada na The Ohio State University mostrou que os animais que recebem a vitamina apresentam menos risco de mastite clínica. Busque a orientação de um profissional e veja se seria uma opção para o eu rebanho.
- A estrutura física da propriedade, como um todo, também ira ajudar na boa saúde dos animais. Cheque sempre se há excesso de poças, lama e fezes, além de algum objetivo que possa causar acidentes.
- A área de pastagem deve ser mantida limpa e os insetos mantidos longe para não correr o risco de infestações, por isso, caso identifique proliferação, elimine o foco.
- Os espaços de confinamento precisam de atenção especial, sendo arejado e limpo, especialmente se forem oferecidas camas de feno.
Fontes: American Nutrients; O Presente Rural; Milk Point; Educa Point; Tecnologia no Campo; e Implemis.