Quando uma venda acontece daquela forma mais tradicional, com o vendedor encontrando o cliente para apresentar os produtos ou serviços, ela é chamada de field sales.
Mesmo com as facilidades de hoje, onde muita gente fecha negócios pela internet, sem nem mesmo conhecer o vendedor, uma tendência em plena expansão, o field sales ainda ocupa um lugar de destaque.
“A field sales é aquela venda presencial, onde é importante o vendedor estar com alegria, ter mais confiança, atenção com a linguagem corporal. É extremamente importante para que o seu cliente crie um elo de confiança, para que ele acredite no seu produto ou no serviço que você está vendendo”, destaca Fernanda Mendes, anterior supervisora de expansão da Nutrimais Franchising.
Para conseguir bons resultados, usando a estratégia de field sales é fundamental que, antes de mais nada, o vendedor tenha completo domínio daquilo que está oferecendo.
Se não houver segurança ao falar do produto ou serviço, estando apto a esclarecer todas as dúvidas apresentadas pelo possível comprador, pode haver uma queda na confiança, no momento de fechar a venda, e ela ser adiada.
Muitos clientes buscam ter mais segurança ao fechar um negócio, especialmente se ele tiver um montante maior de dinheiro envolvido, e se sentem melhor ao optar pela field sales.
Uma parte significativa das empresas acredita que, esse contato direto, onde o vendedor pode olhar nos olhos do comprador, passa confiança, gerando um vínculo que facilita o fechamento do negócio.
No field sales tem aquele calor do contato físico, uma aproximação, que ainda é muito bem vista por quem deseja fechar uma compra.
Por outro lado, existe uma tendência de que as novas gerações, que são treinadas para fazer as compras à distância, sem a necessidade de ver quem está vendendo, impulsione o crescimento inside sales, que é a venda interna, com o uso da internet ou telefone.
Por isso, uma empresa que deseja expandir precisa saber atender, de forma eficiente, no inside e no field sales.
Esteja sempre atento a esse equilíbrio lembrando que, o primordial é atender bem o seu cliente, independente do canal.
Quando falamos em vantagens ao oferecer field sales, algumas que valem a pena destacar são:
E se for um serviço, também é possível apresentar números, fazer testes, proporcionar essa experiência, criar uma intimidade entre o cliente e o que ele poderá adquirir.
O número de reuniões on-line, ligações e solicitação de contatos para esclarecer dúvidas também diminui, porque o contato presencial, em geral, ajuda a sanar essas necessidades.
Isso faz com que o field sales facilite negociações e propostas, aumentando a chance de fechar a venda.
Além disso, quando o vendedor está de frente com o comprador, fica mais fácil analisar suas emoções e receptividade, e assim dar o tom da conversa, e convencê-lo a fechar o negócio.
Quem tem dúvidas sobre o field sales ser a melhor opção para sua empresa precisa ficar atento a alguns detalhes, um deles está relacionado com o perfil da empresa.
Que tipo de produto ou serviço que você vende? Qual o ticket médio negociado? As vendas fluem naturalmente ou existe uma complexidade?
Em muitos casos é cada vez mais comum que a empresas conciliem field sales e inside sales, seja pelo perfil do seu produto, ou para ampliar a base de possíveis clientes que, em geral, buscam formas diferentes de comprar.
Se você ainda tem dúvidas sobre qual segmento tem maior identificação com o seu negócio, ou se o mais adequado é unir os dois, a dica é: compreenda melhor a sua empresa.
Faça estudos, pesquisas que ajudem a definir o perfil do comprador, avalie o mercado e busque o auxílio de especialistas.
Independente da venda ser inside ou field sales o importante é que ela aconteça e o cliente fique satisfeito, afinal, é a boa experiência de compra que faz a pessoa voltar e indicar o seu produto ou serviço.
Fontes: Nutrimais; Agendor; Optmy; Meetime; e Resultados Digitais.