Muitas propriedades têm cavalos, mas os animais são apenas para auxiliar na lida do dia a dia ou, no máximo, para o passeio de alguém. Isso faz com que os proprietários ofereçam a eles apenas os cuidados básicos, para que mantenham a saúde e o bem-estar, e a tosa do cavalo, que necessita de tempo e comprometimento, acaba sempre sendo adiada.
Paralelo a isso, muitos proprietários ficam em dúvida se a tosa do cavalo é realmente necessária ou apenas um capricho, e preferem adiar esse momento.
Mas diferente do que muitos podem pensar, a tosa do cavalo não chega a ser algo complexo, basta ter disposição, um pouco de paciência para executar o processo e uma boa relação com o animal.
Além, é claro, de alguma habilidade motora para manusear tesouras e a máquina tosadora.
Para que a atividade seja bem executada é preciso que o equino se sinta tranquilo, pois isso evitará que ele faça muitos movimentos, inclusive os inesperados, que podem deixar o momento mais trabalhoso. Por isso é tão importante que ele confie em quem irá executar a tarefa.
Tosa do Cavalo
Para quem está se perguntando se a tosa é realmente necessária, a resposta é: sim, ela tem funções que auxiliam na qualidade de vida dos equinos.
Enumeramos aqui porque ela faz bem ao animal.
- A tosa permite que o calor do corpo seja dissipado, impedindo que o animal fique muito suado.
É importante que o equino não permaneça com os pelos úmidos após o passeio ou outra atividade, visto que um cavalo que pega friagem pode estar mais propenso a cólicas, resfriados e outros problemas graves.
Por isso, mesmo que as temperaturas não baixem muito, é importante retirar a pelagem do animal.
Isso significa que, diferente do que muitas pessoas pensam, é necessário tirar o excesso de pelos dos cavalos durante o inverno, pois uma pelagem muito volumosa prejudica sua rotina de atividades.
- Lembre-se que a quantidade de pelo retirada deve depender da intensidade do exercício que o animal pratica. Cavalos que se exercitam mais devem ter menos pelos.
- Para cavalos que participam de exposições, a tosa bem executada mostra limpeza e uma melhor aparência.
- Manter a tosa do cavalo em dia significa reduzir o tempo gasto com a sua preparação, pois uma escovada rápida será capaz de livrá-lo do pó.
- As patas e os boletos tosados ajudam na prevenção de micoses e dermatites, sendo mais fácil perceber pequenos cortes e arranhões.
- A tosa do cavalo implica em certas responsabilidades do criador, afinal, sem a pelagem, o equino fica mais exposto ao frio, sendo de extrema importância mantê-lo protegido.
É Hora de Tosar
Quem tem mais familiaridade com a tosa de cavalos já deve ter ouvido falar nos três cortes mais comuns da crina, que são:
- Toso reto – onde é mantida a franja e capucho da crina. Um corte com altura de um centímetro, que acompanha a curva do pescoço do animal;
- Toso de cogotilho - segue baixo no começo e no fim, variando entre um e dois centímetros. No meio do pescoço é realizado uma curva que pode alcançar até quatro centímetros; e
- Ponta de lança - tem uma curva no início, fazendo um desenho como se fosse um corte em “S”.
Para quem está iniciando na função de tosa de cavalo, ou pretende iniciar, algumas questões são fundamentais:
- Invista em bons equipamentos, como tesouras adequadas e tosquiadeira elétrica, que tenha lâmina grande e pentes finos.
- Para fazer os acabamentos em áreas como cabeça e patas, é necessário uma tosquiadeira própria.
- Um processo eficiente e mais rápido pede lâminas sempre limpas, por isso o uso de lubrificante é necessário.
- Fique atento para o manual da tosquiadeira, onde estão registradas as regulagens e melhores formas de fazer a lubrificação.
- As lâminas tendem a aquecer, então, a cada dez minutos confira a temperatura delas. E caso elas fiquem muito quentes, espere resfriar para continuar. Se a sua mão sente ela quente, a pele do cavalo também irá sentir.
- Para que o processo seja mais eficiente e rápido, o cavalo deve estar limpo antes da tosa. Se houver sujeira ou lama, elimine-as antes de iniciar o processo.
- Ao realizar a tosa do cavalo use óculos e botas de proteção, e opte por roupas que não segurem pelos, se possível faça uso de uma capa. Proteger o cabelo com um boné ou lenço, também ajuda para que ele não seja invadido por pelos.
- Caso você não tenha nenhuma habilidade para a função, delegue para alguém que possa realizá-la. Mas se for apenas por falta de prática, peça orientação de quem já está acostumado com a atividade e, se possível, conte com a companhia dele até que se sinta seguro para realizar a tosa dos cavalos sozinho.
Fontes: Nutrimais Nutrição Animal; Revista Horse; Lance Rural; e Cavalo Atleta.