Algumas pessoas ainda acreditam que os camarões precisam da água salgada, mas a verdade é que, a criação dos camarões pode ser muito produtiva e rentável em tanques de água doce.
Chamada de carcinicultura, a criação de camarões está em expansão no Brasil, pois o crustáceo é bastante apreciado na culinária local, e muitas vezes deixa de ser consumido com mais constância devido ao preço.
Mas, com a sua produção sendo ampliada e não estando concentrada apenas em regiões litorâneas, o preço tende a ficar mais atrativo, com isso o consumo aumenta e o ciclo produtivo fica mais rentável e interessante para todos.
Para iniciar a criação de camarões não é necessário um investimento muito alto, é possível começar devagar e ir escalando conforme for entendendo a melhor forma de gerir o negócio.
Outro ponto positivo é poder iniciar com poucas matrizes e fazer a produção crescer, conforme a necessidade e demanda.
Para que o investimento proporcione um bom retorno é preciso conhecimento técnico, então vale a pena contar com a orientação de profissionais da área, ou mesmo trocar informações com quem já atua na criação de camarões.
Ao falar da estrutura física, que irá receber os crustáceos, vale pontuar que ela é muito parecida com os tanques que recebem os peixes criados em cativeiros.
Esses tanques devem ser abastecidos com água potável, através de uma bomba de água, e estar ligados a um encanamento, como uma rede de esgoto, para que os dejetos sejam eliminados.
Pensando em capacidade, o tanque deve ser projetado para receber até 12 camarões por metro quadrado.
O tanque que funcionará como viveiro na criação dos camarões deve ser construído com a compactação do fundo, sem poças e com declive de 5% a favor da drenagem.
Quando chegar o momento de retirar os camarões, ao final do cultivo, o viveiro deverá ser totalmente drenado.
Dependendo da propriedade, o custo de um tanque pode variar de 20 a 50 mil, por hectare de espelho d’água.
A área dos tanques poder ser ao ar livre ou coberta, mas é fundamental que o espaço receba iluminação. Então, se ela não puder ser natural, é preciso pensar em como fazer a iluminação artificial.
Por outro lado, é necessário ficar atento ao excesso de exposição solar, pois alguns camarões não gostam de água iluminada e nem muito quente, sendo que a temperatura constante ideal é de 25 graus.
A criação de camarões tem manejo relativamente simples, bastando estar atento para oferecer as condições básicas que os faça crescer, desenvolver e reproduzir. Veja algumas dicas que separamos:
Conhecido popularmente como camarão da Malásia, ele tem rápido ganho de peso e exige pouco cuidado durante a reprodução.
Dentro do processo de criação de camarões, ele costuma alcançar o peso ideal em seis meses, o que seria uma média de 60 dias a menos do que outras espécies.
Filhotes devem ser separados dos pais para evitar que a raça desenvolva problemas genéticos. Já as matrizes que iniciam a criação de camarões devem ser trocadas a cada dois anos.
Fontes: Nutrimais; Novo Negócio; Aprenda Fácil Editora; Cursos CPT; e Criação de Peixes.