Antes de investir na criação de cabras é importante avaliar as particularidades de cada raça, para saber se ela se encaixa no perfil da sua propriedade e nos seus objetivos como produtor.
Tudo deve ser levado em consideração, desde a adaptação ao clima até a necessidade de espaço, além de o que será necessário investir em alimentação.
Cada detalhe será fundamental na hora de escolher qual a melhor raça de cabras para investir, pois só assim a criação será produtiva e rentável.
Seu foco são os animais de corte ou leite? Você tem equipe capacitada para cuidar do manejo? A sua propriedade tem estrutura física suficiente para abrigar as cabras de forma confortável e segura?
Tudo isso deve ser pensado no momento de investir em caprinocultura, além das necessidades que cada raça de cabra apresenta, considerando também que pode haver a criação de uma única raça, ou mais de uma, mas sempre tomando cuidado com a reprodução e a geração de animais mestiços.
Estima-se que, em todo o mundo, exista 320 diferentes raças de cabras, que são divididas com base no chamado grupos de troncos, que são três.
E a partir dessa divisão elas foram domesticadas e houve a apuração das raças. Esses grupos de troncos aos quais pertencem as raças de cabras são:
Independente da raça de cabras que você escolha criar, é preciso considerar na nutrição adequada para os animais.
Pensando nisso, a Nutrimais oferece o +Ovinos e Caprinos, um suplemento mineral para mistura, destinado aos ovinos e caprinos de todas as idades e em todas as suas fases de criação.
Associado aos aditivos probióticos e prebióticos (mananoligossacarideos e glucomananos), levedura seca de cana-de-açúcar, aminoácidos, macro e microminerais.
O produto deve ser fornecido aos animais de forma que garanta o consumo conforme orientação de um profissional capacitado.
Conheça as principais raças de cabras que podem ser encontradas no Brasil.
Apresenta pelagem baia ou mais clara, com uma listra negra que vai do bordo superior do pescoço até a base da cauda.
Um marca registrada dessa raça de cabras é a auréola negra em torno dos olhos, além das listras negras que descem até a ponta do focinho.
Os pelos são curtos, lisos e brilhantes e as cabras tem aptidão para produzir carne e pele. Fêmeas adultas pesam entre 30 e 40 quilos.
Os pelos são brancos e a cabeça é vermelha ou escura. Boas para a produção de carne, as cabras dessa raça tem bastante massa muscular.
Seu corpo musculoso e com peito amplo, mostra uma boa aptidão para a produção de carne.
Mas essa raça de cabras também pode ser usada para a produção leiteira, pois as fêmeas apresentam úberes bastante desenvolvidos, isso sem falar da sua boa habilidade materna.
As fêmeas têm pelos mais curtos e finos e os machos apresentam pelos mais grossos e longos.
Tem aptidão para produzir carne, leite e pele com fêmeas adultas pesando entre 45 e 55 quilos; e machos com peso entre 66 e 80 quilos.
Parda, essa raça de cabras tem pelos que variam do claro-acinzentado ao vermelho-escuro, sendo curtos, finos e brilhantes. Tem uma faixa negra no dorso, com membros escuros na parte inferior e cauda também escura.
Seu úbere é arredondado, com textura fina e tetas de tamanhos médios, com excelente produção leiteira.
São animais de porte grande, com macho de até 130 quilos; e fêmeas entre 60 e 70 quilos.
As fêmeas dessa raça de cabras apresentam úbere grande, comprido, profundo e largo. As tetas tem textura média e são bem afastadas e voltadas para baixo, com leve inclinação para frente.
As tetas são de tamanho médio, apontando para frente e para fora. Os machos pesam entre 55 e 80 quilos e as fêmeas adultas entre 40 e 60 quilos.
São animais que se adaptam facilmente aos sistemas de confinamento ou semiconfinamento.
Fontes: Nutrimais; Portal Agropecuário; Cursos CPT; Tecnologia e Treinamento; e Aprenda Fácil Editora.