Uma das atribuições de uma gestão de propriedade rural bem executada está diretamente ligada ao controle de estoque. Pode parecer uma tarefa complicada, mas seguindo alguns passos rotineiros, o controle de estoque torna-se apenas um detalhe dentro da administração geral.
Atualmente, especialmente para colaborar de forma efetiva com as grandes propriedades, existem as ferramentas tecnológicas, que desempenham papel fundamental quando o assunto é controle de estoque.
Se a sua propriedade está precisando de uma organização e você não sabe nem por onde começar, a dica é iniciar fazendo um levantamento geral dos itens que estão nos galpões ou depósitos.
Quais as quantidades, as datas de validade e o tempo médio que eles levarão para serem consumidos.
Ao checar se está tudo dentro do prazo de validade, caso algum produto já esteja vencido, ou irá vencer antes de se consumido, faça o descarte adequado.
Se a sua propriedade é pequena e você não está familiarizado com a tecnologia, faça o controle de estoque anotando tudo em um caderno, e vá acompanhando essa movimentação semanalmente.
Em propriedades maiores esse intervalo deve ser menor, sendo feito diariamente ou a cada dois dias.
A partir do momento que você sabe o que tem, consequentemente saberá o que precisará se reposto nos próximos dias, para que a propriedade não tenha problema de abastecimento.
Agora é só seguir controlando, com tudo devidamente anotado, o que está sendo consumido e o que está sendo reposto, assim cria-se essa rotina do controle de estoque.
“É preciso ficar atento ao planejamento e controle do estoque e tempo do pedido. O produtor deve manter os estoques sempre organizados e bem abastecidos, lembrando que o tempo de reposição pode variar de acordo com a região que você está. Portanto, faça um bom planejamento e não deixe seu estoque desabastecido, para não ficar sem o produto”, aconselha o diretor de produção da Nutrimais Saúde Animal, Leandro Soares.
Quando o controle de estoque é feito de forma eficiente, a propriedade conquista uma série de benefícios, entre eles estão:
Isso acontece porque, por um lado não se compra além do que será usado, sendo necessário o descarte do que sobrar, o que significa dinheiro jogado fora.
Por outro, quando se faz o controle do estoque, é possível prever o que será consumido nas próximas semanas e meses, possibilitando fazer compras antecipadas e aproveitando melhor os preços e negociações.
E dependendo da variação é preciso investigar o que houve para que isso acontecesse, o que fica mais fácil de acompanhar através do controle de estoque.
Algumas perguntas que surgem nesse momento são: a sobra é porque não está sendo corretamente usado? Está consumindo mais por alguma necessidade específica ou desperdício?
Seja ele digital, uma planilha impressa, ou ainda um caderno de anotações, se estiver atualizado, em minutos você encontra a informação necessária.
Hoje o mercado disponibiliza uma série de ferramentas digitais capazes de auxiliar no controle de estoque.
Entre eles estão softwares e aplicativos com diversas funcionalidades, basta checar as que melhor se adéquam as necessidades da sua propriedade.
Algumas atuam de forma on-line, outras podem ser acessadas mesmo quando não há sinal de internet.
Em vários casos, o controle é feito em tempo real, sendo possível saber o que chegou ou foi consumido durante o dia, ou em algum período específico.
É uma forma facilitada de reduzir erros, agilizar cálculos, diminuir os custos de produção e até corrigir falhas.
Outra vantagem de ter tudo em plataformas é poder acessá-las mesmo quando está há quilômetros da propriedade, através do celular.
Então fique atento ao contratar uma plataforma, informe-se com outros usuários, tire suas dúvidas com a empresa e certifique-se de que ela atenda suas demandas.
Acompanhar o controle de estoque é fator imprescindível para aumentar a produtividade e lucratividade da propriedade, independente do tamanho da propriedade.
Se você ainda faz o controle do estoque “a olho” passou da hora de rever os seus conceitos, pois é possível que, sem nem mesmo perceber, você esteja desperdiçando dinheiro.
Fontes: Nutrimais; Lavoura 10; Broto; e JetBov.