Controle leiteiro é eficaz para selecionar as vacas dentro da propriedade

Ao falar de controle leiteiro é importante entender que, mais significativo que os picos de lactação é a sua regularidade.

A avaliação geral de uma vaca deve considerar também a reprodução, avaliando o numero de partos e o volume de leite produzido.

“O controle leiteiro é uma das mais importantes informações dentro de um rebanho leiteiro. Ele consiste no registro da pesagem individual, periódica e regular, do leite produzido em 24 horas, essa informação é uma excelente ferramenta para que seja possível selecionar as vacas dentro da propriedade”, aponta Bruna Gasparini, Zootecnista da Nutrimais Saúde Animal.

Ela pontua que é possível orientar, de acordo com o manejo de ordenha daquele determinado grupo de vacas, em relação a nutrição, de acordo com o volume produzido de leite.

“É possível também decidir a respeito da secagem de determinada vaca e definir a questão da seleção desse animal dentro da propriedade. O ideal é que todas as vacas da propriedade tenham a sua produção de leite controlada”, completa Bruna.

Quando se faz o controle leiteiro é possível conhecer a produção diária de cada animal, além de estimar o que será produzido mensalmente.

6 DICAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DE LEITE DO SEU REBANHO

O ideal é que esse controle leiteiro seja feito em todo o rebanho, mensalmente, lembrando que, se a vaca é ordenhada mais de uma vez ao dia, é preciso somar o volume total produzido.

Hoje existem softwares bastante eficientes, que auxiliam no controle leiteiro, armazenando também o histórico da vaca.

É importante registrar o nome e número da vaca, seu lote e a produção do dia.

Outras informações relevantes são o seu estado reprodutivo, data do último parto e dias em lactação.

Quanto à secagem das vacas ela deve ser feita 60 dias antes do parto, independente da produção, pois existe a necessidade de descanso.

Mas quando a produção se torna muito baixa, mesmo a vaca estando em outra fase, é recomendado secar.

Controle leiteiro

O controle leiteiro pode ser oficial, quando é feito por instituições credenciadas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que emitem laudos sobre a produtividade e composição do leite.

Pode não ser oficial, mas tão importante quanto, porque é realizado pelo produtor, sendo fundamental para acompanhar a produção do animal.

Quem investe na comercialização do gado do leite, deve levar em consideração o controle leiteiro oficial.

Através dele, fica mais fácil precificar o animal, baseado no resultado da sua produção.

Dentro da propriedade, fazer o controle leiteiro auxilia para a tomada de decisão em relação ao rebanho, tornando-o mais produtivo.

Para quem ainda não faz o controle leiteiro, a dica é iniciar pelas vacas que pariram recentemente, entre 05 e 45 dias.

Depois siga acompanhando os animais até o final da lactação.

Assim a atividade fica mais eficiente e fácil de controlar, porque vão entrado animais novos aos poucos.

Quando o controle leiteiro é feito, os resultados podem apontar de forma clara, alterações necessárias para uma maior eficiência do rebanho.

Entre as possibilidades estão:

  • Identificar os melhores animais do rebanho;
  • Saber a produção média no pico da lactação;
  • Entender se a nutrição dos animais está sendo suficiente e correta;
  • Selecionar os animais em lotes, de acordo com sua média de produção, assim, as ações podem ser mais eficientes;
  • Selecionar quais animais estão com produção ruim e devem ir para o descarte; Selecionar as crias das melhores vacas para um rebanho de maior desempenho.

+Leite

Para auxiliar os pecuarista a potencializarem a produtividade do rebanho, a Nutrimais disponibiliza o +Leite, um suplemento mineral para mistura, destinado aos bovinos de leite de todas as idades e em todas as suas fases de criação.

Associado aos aditivos Probióticos e Prebióticos (beta glucanas, mananoligossacarideos e glucomananos), Levedura seca de cana-de-açúcar, aminoácidos, macro e microminerais.

É sempre interessante lembrar que, para ter um rebanho leiteiro produtivo é importante investir na saúde e qualidade de vida dos animais.

Manejo alimentar, melhoramento genético, instalações adequadas e processo de ordenha estão entre os fatores que podem influenciar na baixa da produção.

Ao fazer o controle leiteiro, conte com o acompanhamento de um profissional capacitado que poderá fazer alterações nos processos para reverter possíveis perdas.

Fontes: Nutrimais; Fundação Roge; Gado Holandês; Prodap; e Cursos CPT.

NUTRIMAIS SAÚDE ANIMAL © 2023 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS