Frangos que recebem nutrição adequada chegam mais rápido ao abate

Independente dos frangos serem criados soltos, nos terreiros das propriedades rurais, ou confinados nas granjas, para que eles ganhem peso e cheguem saudáveis ao abate é preciso investir em uma nutrição adequada.

Cada fase da vida do frango tem suas necessidades nutricionais, sendo necessário ficar atento a cada uma delas.

Os pintinhos devem ser alimentados, pela primeira vez, uma hora após o seu nascimento, e o indicado é uma solução de glicose, onde se dissolve 50 gramas de açúcar em um litro de água, assim eles hidratam e ganham energia.

No dia seguinte ao seu nascimento, os pintinhos começam a receber a chamada ração inicial que deve levar 20% de proteína e essa dieta vai até as oito semanas de vida.

Após essa fase a nutrição dos frangos passa por novas adequações. É uma etapa de puberdade para eles, onde será apresenta a ração de crescimento, que deve conter 16% de proteínas, isso se as aves forem destinadas à postura.

Frangos que serão destinados ao abate precisam de outro tipo de nutrição, com ração de crescimento que contenha até 20% de proteína.

A partir de 10 semanas de vida, as sobras de comidas podem ser agregadas, mas não é indicado deixar de utilizar a ração, o ideal é somar as duas coisas.

Nutrição dos Frangos de Corte

Tão importante quando saber balancear os elementos que compõem a ração, a nutrição dos frangos depende também da procedência do que é oferecido.

Nunca se esqueça de que, mais do que oferecer um alimento, é preciso saber nutrir as aves, pois disso depende sua saúde, produtividade, ganho de peso e qualidade da sua carne.

Para que os frangos possam receber uma alimentação com alto teor nutricional, é importante que a dieta tenha passado por processamentos de peletização e extrusão.

Isso significa submeter os alimentos a uma alta temperatura e pressão para que aja a quebra das ligações entre os nutrientes, especialmente os amidos e proteínas, pois além de ficarem mais disponíveis, serão de digestão mais fácil.

Além disso, o frango terá mais vontade de comer se a ração for homogênea, ou seja, onde todos os ingredientes estejam muito bem misturados, assim não terá como as aves pegarem apenas o que querem, o que atrapalharia sua nutrição como um todo.

Quando se fala em nutrição dos frangos, além do alimento é preciso pensar na água, que deve ser limpa e de boa qualidade, o que irá evitar a baixa absorção dos nutrientes e diminuir o risco de diarreia.

Conheça as principais doenças que atingem as aves e saiba como evitá-las

Já o chamado frango caipira, que é o que cresce de forma livre, longe das granjas, tem a base da sua nutrição com o acesso ao terreiro, ou seja, cisca livremente em busca de alimentos.

Nesse espaço, os frangos costumam comer larvas, minhocas, pequenos insetos e verduras, que podem também ser deixadas no local pelos produtores.

Junto a isso oferecer milho é uma boa opção, pois é um grão nutritivo, que deve ser oferecido duas vezes ao dia.

Para auxiliar na nutrição dos frangos a Nutrimais Nutrição Animal conta com +Aves, um concentrado destinado às aves, de todas as idades e em todas as suas fases de criação. Associado aos aditivos probióticos e prebióticos (mananoligossacarideos e glucomananos), levedura seca de cana-de-açúcar, aminoácidos, macro e microminerais.

O indicado é a inclusão de 250 mg por ave/dia, ou conforme orientação técnica.

Muitos produtores podem achar, em um primeiro momento, que investir em tantos processos para preparar melhor a mistura pode ser trabalhoso e exigir um maior investimento financeiro, mas a verdade é que isso compensa muito.

Como as misturas, quando feitas da forma correta, são muito nutritivas, os frangos irão consumir um volume menor e se sentirão satisfeitos, isso sem falar da conversão alimentar que é muito boa.

E o resultado é que, frangos que ganham peso com saúde chegam mais rápido ao abate e isso gera lucro para os negócios.  

Fontes: Nutrimais; Tecnologia no Campo; Aprenda Fácil Editora; Cursos CPT; e Semagro

NUTRIMAIS SAÚDE ANIMAL © 2023 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS