Os ovinos, ou seja, as ovelhas e carneiros, são animais com uma dieta bastante variada, tendo opções diversas para sua alimentação, mas é preciso saber balanceá-la, para terem uma correta nutrição.
Crescer e ganhar peso faz parte do processo produtivo dos ovinos, especialmente daqueles que vão para o abate, mas quando a nutrição desempenha seu papel, os animais também ganham saúde.
Com isso fica claro que, um ovino saudável e bem nutrido vai oferecer um melhor desempenho e, como consequência, gerar mais lucratividade ao produtor.
A alimentação dos animais deve ser uma das principais preocupações dos pecuaristas, afinal é preciso saber equilibrar a oferta de opções nutritivas com as que não onerem muito o orçamento.
Quando se fala em pastagem, os ovinos apresentam um comportamento bastante inclusivo, pois se dão bem com diferentes tipos de pastos, sejam eles naturais ou cultivados.
Mas lembre-se sempre do cuidado com o valor nutritivo das forrageiras, pois isso irá impactar de forma direta os ovinos.
Pastagem e feno são a base da sua alimentação e, dependendo do tamanho do espaço e da floração, nem é necessária muita complementação ao longo do ano.
E, pensando na nutrição, faz-se o paralelo com a quantidade que será ingerida, mas destacando que isso irá variar de acordo com a qualidade do pasto e o clima do local.
Se a temperatura é, em média, estima-se que 0,8 hectares de pasto verde alimenta bem seis ovinos adultos. Em temperaturas mais extremas, com alto verão e inverno intenso, a pastagem sofre mais.
Os ovinos são bem nutridos com feno quando ingerem meio quilo, para cada 45 quilos do seu próprio peso. Destacando que o feno é composto de forragem cortada e seca, quando o feno é cortado mais tarde, sua qualidade nutritiva é melhor.
Os fenos formados por alfafa e trevo oferecem uma nutrição maior, embora sejam mais caros. Apenas é necessário ficar atento ao tipo de trevo, pois alguns podem impactar a reprodução dos ovinos, por trazer substâncias que se assemelham ao estrogênio.
Jamais se esqueça de que os ovinos, assim como os outros animais, precisam estar bem hidratados. Os adultos consomem, diariamente, quando o clima está ameno, uma média de 7,5 litros de água, que precisa ser fresca e limpa.
No alto verão esse consumo cresce. Bebedouros devem ser mantidos limpos e se a água for de represa ou rio, é preciso checar sua qualidade e garantir fácil acesso.
Destacando que, a Nutrimais Nutrição Animal oferece o +Ovinos e Caprinos, que é um suplemento mineral para mistura, destinado aos ovinos e caprinos de todas as idades e em todas as suas fases de criação. Associado aos aditivos probióticos e prebióticos (mananoligossacarideos e glucomananos), levedura seca de cana-de-açúcar, aminoácidos, macro e microminerais.
Ele deve ser fornecido aos animais de forma que garanta o consumo de quatro gramas do suplemento por animal/dia ou conforme orientação de um profissional capacitado.
Quando um ovino não recebe a nutrição adequada ele pode desenvolver disfunções que impactam diretamente na sua saúde e produtividade. Entre elas estão:
As que mais sofrem são as fêmeas mais jovens e magras, ou com considerável excesso de peso.
Com o crescimento do bebê, o aparelho digestivo é comprimido forçando uma diminuição da alimentação. O indicado é suplementar essas fêmeas com ração rica em amido.
O excesso de fósforo forma cálculos que acumulam e bloqueiam o fluxo de urina. Esteja atento à nutrição dos ovinos, evitando a ingestão combinada de ração concentrada e sal mineral.
Acompanhe outras dicas que irão lhe ajudar a oferecer uma alimentação nutritiva para os ovinos.
Fonte: Nutrimais; Portal Agropecuário; Cursos CPT; Infobibos; RuralNews; e Wiki How