A pecuária bovina é uma das atividades mais importantes, dentro do agronegócio brasileiro.
Ela pode ser definida como um segmento voltado para a criação de animais, que serão destinados a produzir alimentos e matérias-primas.
Para entender a força da pecuária bovina brasileira, é importante analisar alguns dados.
De acordo com projeções do USDA - Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em 2021, o Brasil deve atingir a produção de 10,4 milhões de toneladas de carne bovina.
Isso significa, aproximadamente, 17% da produção mundial, atingindo o segundo lugar em volume.
O primeiro lugar ainda é dos Estados Unidos, com cerca de 20% da produção mundial de carne bovina.
Atualmente, a pecuária bovina pode mostrar sua força produtiva também através do volume de cabeças de gado.
O Brasil registra hoje, de acordo com estimativa da FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, 217 milhões de cabeças.
O volume representa mais de 14% do rebanho mundial, fazendo o Brasil superar a boiada da Índia, com 190 milhões de cabeças.
A pecuária bovina é beneficiada no Brasil por características do seu território, que é amplo, até por isso que mais de 90% da criação é feita no pasto.
Outro ponto positivo é o clima, que auxilia para que muitas raças se adaptem bem, se tornando bastantes produtivas em solo nacional.
Na pecuária bovina de corte, a maior parte do rebanho são das raças:
Mas é importante lembrar que a pecuária bovina engloba também o gado de leite, sendo que as raças mais comuns no país são:
É importante entender que o crescimento da pecuária bovina, que tem melhorado cada vez mais sua performance, também se deve a profissionalização do setor e ao uso da tecnologia.
A cada dia os profissionais buscam mais conhecimento para fazer do campo um lugar mais produtivo.
Junto a isso, ferramentas de gestão são capazes de acompanhar a saúde dos animais, desde o momento em que nascem, até sua terminação.
Isso sem falar do melhoramento genético, cada vez mais presente na pecuária bovina. Um rebanho com animais superiores é capaz de fazer com que toda uma boiada se torne mais produtiva, saudável e, claro, lucrativa.
Entre os resultados que o melhoramento genético pode levar para pecuária estão a qualidade da carne.
Mas também é preciso lembrar do melhor desempenho dos animais, com habilidade materna, precocidade sexual e alcance de peso mais rápido.
Um dos grandes desafios atuais da pecuária bovina é aumentar sua produtividade diminuindo os danos ao meio ambiente.
Quem atua na área, especialmente em grandes propriedades, sabe o quanto a expansão da pecuária bovina impacta o ambiente como um todo.
E isso acontece por vários motivos, entre eles estão:
O momento pede que pecuaristas e profissionais que atuam na cadeia produtiva da pecuária bovina, se unam e busquem alternativas.
É preciso entender a urgência em minimizar e sanar os danos ambientais, para que o processo não entre em colapso.
O consumo de carne e alimentos em geral, é crescente no mundo, sendo que o Brasil é um dos grandes produtores.
Mas para que a pecuária bovina siga crescendo, de forma saudável e lucrativa, é preciso o compromisso e estratégia de todos.
Fontes: Agrosaber; Mundo Educação; Arames Belgo; Cursos CPT; e Notícias Agrícolas.