Pecuária intensiva alia maior produtividade em menor espaço físico

Quando falamos de pecuária intensiva o foco é o segmento pecuário onde a criação de gado é feita em áreas menores e restritivas, sem o uso do pasto.

O gado na pecuária intensiva é criado preso, sendo separado em lotes, e vivem em áreas que podem ser piquetes, currais ou baias.

A pecuária intensiva é usada tanto para gado de corte como para o gado de leite. 

A alimentação é oferecida por meio dos cochos, pensada e equilibrada de forma que possa atender as necessidades nutricionais dos animais e também viabilizar o ganho de peso.

Um dos principais objetivos da pecuária intensiva é poder aumentar a produtividade, mesmo que em áreas menores.

Com a inseminação artificial, quando feita com o correto acompanhamento profissional, é possível conseguir animais que sejam mais adaptados para viver em sistemas de confinamento. 

Ter um gado que se adapte melhor ao meio, oferecendo um produto melhor para o mercado e que chegue ao abate mais cedo, é a garantia que o produtor precisa para fazer um investimento financeiro maior.

INVESTIR EM UM RIGOROSO CONTROLE DE QUALIDADE É VALORIZAR O SEU CLIENTE

Por isso, além dos recursos vindos do melhoramento genético, para que o gado seja saudável e alcance um bom preço de abate, é preciso que ele tenha saúde.

E isso é conquistado por meio de uma boa estrutura, que engloba o fornecimento da alimentação em cochos bem distribuídos, evitando a disputa na hora de comer.

Também é preciso pensar no abastecimento de água limpa e fresca, que é fundamental para a saúde do rebanho.

Outro fator que não pode ser deixado de lado é o controle da temperatura desses espaços. Quando é exposto ao estresse térmico das altas temperaturas, o animal pode ter sua produtividade afetada.

A pecuária intensiva tem o diferencial de conseguir monitorar os animais mais facilmente. A mudança de comportamento, ganho ou perda de peso, são possíveis sinais de alguma doença e são reações mais fáceis de serem monitoradas, investigadas e revertidas.

Pecuária Intensiva

Se a sua propriedade conta com pecuária intensiva, a Nutrimais tem dois suplementos minerais para misturas indicados para o seu gado:

+ Leite – destinado aos bovinos de leite de todas as idades e em todas as suas fases de criação. Associado aos Aditivos Probióticos e Prebióticos, (Beta Glucanas, Mananoligossacarideos e Glucomananos), levedura seca de cana-de-açúcar, aminoácidos, macro e microminerais.

+ Engorda – destinado aos bovinos de corte de todas as idades e em todas as suas fases de criação. Associado aos Aditivos Probióticos e Prebióticos (Mananoligossacarideos e Glucomananos) e levedura seca de cana-de-açúcar.

Vantagens e Desvantagens

Separamos algumas vantagens e desvantagens que fazem parte da pecuária intensiva. Acompanhe:

Vantagens

  • Poder criar o gado em um espaço menor, desde que seja suficiente para abrigar o rebanho de forma confortável;
  • Maior modernização e melhor seleção do gado;
  • Maior produtividade do rebanho, sendo que, com uma boa gestão, o valor investido retornará rapidamente ao produtor;
  • Menor tempo para alcançar o peso de abate;
  • Maior produção leiteira; e
  • Melhor rendimento de carcaça no período de terminação.

Desvantagens

  • Médio ou alto investimento em tecnologia;
  • Mão de obra capacitada; e
  • Alto investimento financeiro para montar a estrutura necessária que atenda as necessidades do sistema de pecuária intensiva.

E você, já investe em pecuária? Se está pensando na possibilidade, faça um estudo completo e busque o auxílio de um profissional, antes de definir o sistema produtivo.

A realidade de cada propriedade e produtor deve ser avaliada, antes de optar pela pecuária intensiva ou extensiva.

Fontes: Nutrimais; Faculdade FGI; Uniderp; Blog Premix; Cursos CPT. 

NUTRIMAIS SAÚDE ANIMAL © 2023 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS