EnglishPortugueseSpanish

NOTÍCIA

Pecuária leiteira: atenção aos animais reflete na produtividade do setor

A pecuária leiteira brasileira produziu, no ultimo ano, 35 bilhões de litros de leite.

Embora milhares de propriedades invistam em pecuária leiteira, apenas uma parte delas tem produção compatível à dos maiores países do mundo. É considerada uma alta produtividade, em nível mundial, 2.500 litros de leite por vaca, anualmente. A quantidade de leite exportado ainda é bastante baixa, não chegando a 1% do total produzido.

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), a dificuldade de exportação se dá por conta das especificações exigidas e a falta de preço competitivo. Sem contar que o volume é suficiente apenas para abastecer o consumo interno.

De acordo com os dados referentes a 2020, as regiões que mais impactam a produção da pecuária leiteira são:

  • Sudeste – 34,3% de participação; e
  • Sul – 33,4% de participação.

Já os estados com maior rebanho leiteiro são:

  • Minas Gerais – 3,1 milhões de cabeças;
  • Goiás – 1,9 milhão de animais; e
  • Paraná – 1,3 milhão de animais.

Pecuária Leiteira

O leite brasileiro é considerado de qualidade, mas ainda precisa ser melhorado e apresentar mais sólidos, ou seja, ser mais concentrado.

Para que a pecuária leiteira entregue um produto melhor, são necessários alguns investimentos, como o melhoramento genético. Outra questão que precisa ser levada em consideração, para a melhoria da pecuária leiteira, é a alimentação do rebanho, que muitas vezes é inadequada.

Técnicos da Embrapa, que atuam no programa Balde Cheio, constataram essa dificuldade de oferecer uma boa nutrição. Um erro é investir apenas em ração. Os profissionais destacam que é preciso que volumosos sejam consumidos pelo gado. Para produzir bem, o rebanho da pecuária leiteira precisa também de capim, silagem e feno de boa qualidade.

Além disso, é preciso atenção com a água ofertada aos animais, o que, muitas vezes, é esquecido. Quem investe em pecuária leiteira deve estar atento a nutrição do rebanho, para garantir a alta produtividade. O pasto precisa ser bem cuidado, para que esteja saudável e atenda as necessidades dos animais.

O MILHO É UM ALIADO IMPORTANTE NA ENGORDA DO BOI

Uma dica para saber a área ideal a ser trabalhada no primeiro ano é dividir por dois o número de animais em lactação. Depois, pegue esse resultado e divida por dez, que é a lotação mínima de vacas por hectare, esperada em pastagens. Conte com a assessoria de um profissional para a escolha do melhor volumoso a ser oferecido em período de menor oferta de pasto.

Em alguns casos podem ser indicados alimentos concentrados. A Nutrimais tem um produto especialmente destinado à pecuária leiteria. O +Leite é um suplemento mineral para mistura, destinado aos bovinos de leite de todas as idades e em todas as suas fases de criação.

Associado aos aditivos Probióticos e Prebióticos (Beta Glucanas, Mananoligossacarideos e Glucomananos), Levedura seca de cana de açúcar, aminoácidos, macro e microminerais.

Leite

A história aponta que a primeira vaca foi ordenhada no Brasil em 1641, em Recife. Isso aconteceu 100 anos depois das primeiras cabeças de gado terem chegado ao país. E foi assim que se iniciou a pecuária leiteira por aqui.

Mas só a partir de 1950 que o leite começou a ser olhado como um negócio. Em 1952 veio o decreto que aprovava o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. Com ele, a pasteurização do leite se tornou obrigatória, e assim a pecuária leiteira foi se profissionalizando.

Todos os produtos lácteos precisam também do carimbo do SIF – Serviço de Inspeção Federal. Esses cuidados visam tornar a cadeia produtiva da pecuária leiteira mais eficiente e saudável, para os animais e os consumidores.

Atualmente, o que se busca é aumentar a produtividade da pecuária leiteira e assim poder explorar novos mercados. Recentemente a China abriu espaço para receber produtos lácteos do Brasil, um passo importante para ampliar as exportações.

Para quem deseja investir em pecuária leiteira, lembre-se de focar em eficiência tecnológica, sem se esquecer dos cuidados básicos. O rebanho bem cuidado é fator primordial para alcançar bons lucros.

Fontes: Embrapa; Canal Rural; Milk Point; Agro em Dia; e Nutrimais.