Você sabia que a correta suplementação pode influenciar positivamente na fertilidade das matrizes dos ovinos?
É comum, quando se fala em criação de ovinos, ouvirmos relatos sobre as gestações e partos gemelares. E sim, existe uma influencia da suplementação na fertilidade das matrizes.
“Quando suplementamos essas matrizes com um produto repleto de microorganismos, como probióticos, prebióticos e leveduras, que encontramos no produto +Ovinos e Caprinos, permitimos que essas matrizes aproveitem ainda mais essa alimentação disponível a cocho. Então, quando pensamos em parto gemelar, precisamos de fêmeas com bom escore de condição corporal, ou seja, bem nutridas, para que esses nutrientes aproveitados e absorvidos sejam direcionados para seu sistema reprodutor”, explica a zootecnista da Nutrimais Nutrição Animal, Bruna Gasparini.
Ela destaca que com a suplementação das matrizes, é uma consequência natural que elas tenham mais condição corporal, o que irá aumentar essa probabilidade de parto gemelar dentro da propriedade.
A estratégia alimentar que é feita pensando no escore de condição corporal das ovelhas, que entrarão na estação de monta, recebe o nome de flushing.
“Essa estratégia entra fornecendo uma suplementação de um concentrado, para aumentar o escore de condição corporal 14 dias antes da estação de monta, pensando em aumentar essa taxa de concepção”, pontua a zootecnista.
O ECC – escore de condição corporal, é uma avaliação onde observa-se a cobertura de gordura sobre a coluna vertebral e a parte das costelas das ovelhas.
Esse índice varia entre um e cinco, sendo um para os animais excessivamente magros, e cinco para os que estão excessivamente gordos.
“Pensando na escala de um a cinco, em relação a escore de condição corporal, o ideal é que ele esteja próximo a dois e meio. Mas a estratégia do flushing é aplicada de acordo com a característica, com o escore de condição corporal dessas fêmeas, e não deve ser uma alternativa, um método, sempre utilizado na propriedade. O ideal é que as fêmeas sempre cheguem à estação de monta com bons índices corpóreos, sem precisar do flushing”, conclui Bruna.
O +Ovinos e Caprinos é um suplemento mineral para mistura, destinado aos ovinos e caprinos de todas as idades e em todas as suas fases de criação.
Associado aos aditivos probióticos e prebióticos (mananoligossacarideos e glucomananos), levedura seca de cana-de-açúcar, aminoácidos, macro e microminerais, ele deve ser fornecido aos animais de forma que garanta o consumo de quatro gramas do suplemento por animal/dia, ou conforme orientação de um profissional capacitado.
Para quem ainda tem dúvidas sobre a importância de trabalhar para que as matrizes tenham partos gemelares, a resposta é simples: quanto mais animais no rebanho, maior a possibilidade de lucro.
Se por um lado investir em suplementação demanda um aporte financeiro, por outro, ele pode ser uma escolha bastante rentável ao final do processo.
Optar por métodos que melhoram a eficiência reprodutiva do rebanho, ampliando sua fertilidade, é um dos objetivos dos pecuaristas, e isso se repete entre os criadores de ovinos.
Ao definir a estação de monta é possível selecionar os animais que apresentam as condições adequadas, que além do escore corporal também leva em consideração a idade e o peso.
Quando tudo é feito de forma orientada, fica mais fácil alcançar um nascimento homogêneo dos filhotes, o que faz o lote crescer dentro do padrão e, mais tarde irá facilitar a comercialização, com melhor rentabilidade.
Além do uso da suplementação, os profissionais ficam atentos a algumas características importantes das matrizes, que devem ser avaliadas também nos reprodutores. Entre elas estão:
Antes de investir na suplementação das matrizes, ou mesmo de iniciar a preparação para o período de monta, lembre-se que tudo deve seguir uma série de cuidados específicos, para alcançar a produtividade desejada.
Para isso, conte sempre com a orientação de profissionais, que possam acompanhar a saúde dos animais e orientar quanto aos melhores processos.
Fontes: Nutrimais; Milk Point; Mundo Agro Brasil; e Farmin.