Frango: México amplia cota de importação; Brasil pode se favorecer

País renovou a cota de 300 mil toneladas de carne de aves, anunciada em 2013, e aumentou o volume em mais 55 mil toneladas

O México anunciou no dia 24 de Maio, a renovação de cotas de importação de carne de aves. A decisão publicada no Diário Oficial de La Federación, da Secretaria de governo do país e diz respeito a produtos inteiros e cortes frescos ou congelados. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), os mexicanos também ampliaram em 55 mil toneladas o volume anterior, de 300 mil toneladas publicada em 2013.

A ABPA ressalta que desde a abertura do mercado, o México ganhou destaque na pauta de exportações de carne de frango do Brasil. Segundo o presidente da entidade, Francisco Turra, nos últimos seis anos, a associação tem dedicado grande atenção à parceria construída com os importadores mexicanos. A expectativa é que o país se mantenha entre os principais destinos dos produtos brasileiros.

“O país é um importante consumidor e importador de proteína animal e a renovação da cota representa uma oportunidade para o Brasil, em um mercado internacional cada vez mais pressionado pela demanda asiática”, disse.

De janeiro a abril, o México importou 16,4 mil toneladas, volume que foi 50% menor que o montante efetivado no mesmo período do ano passado por causa do fim das cotas até então vigentes, explica o diretor-executivo da ABPA, Ricardo Santin. “Temos boas expectativas quanto à retomada do ritmo dos embarques para o México, que se transformou em um dos mercados prioritários para os exportadores brasileiros”, conclui.

Fonte: Canal Rural

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A peste suína afeta a China e causa aumento na importação de carne de porco

O país teve que abater mais de 1 milhão de porcos, e com essa queda o Brasil passou a aumentar o número de vendas para a China.

"Cada vez mais a China vai ser o mercado para se olhar e exportar carne suína, porque a gente vê que 48% da produção mundial está na China e eles estão passando por uma dificuldade sanitária, abatendo rebanhos inteiros. É uma oportunidade para o Brasil exportar para aquele país e cada vez mais melhorar essa questão comercial", diz Lozivanio Lorenzi, presidente da Associação Catarinense dos criadores suínos.

Com o aumento da exportação, as granjas brasileiras estão mais rígidas com o controle sanitário para garantir a saúde dos suínos e aumentar o número de vendas para o país asiático.

"Dentro da cadeia de produção nós temos inúmeras barreiras pelas quais controlamos e monitoramos toda a sanidade de nossos plantéis. Barreiras tão efetivas que são o que há de melhor no mundo em segurança na produção. São barreiras que controlam toda a entrada de materiais, todos os materiais, antes de entrar na granja, passam por desinfecção. E também tem o controle de pessoas", diz José Antônio Ribas Júnior, diretor da Seara.

Fonte: Globo Rural

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EUA inspecionarão frigoríficos brasileiros em junho deste ano

Medida é o primeiro passo para a reabertura dos EUA para a importação de carne bovina in-natura do Brasil.

As autoridades americanas agendaram para o período entre os dias 10 e 28 de junho a visita de inspeção fitossanitária a frigoríficos brasileiros. A medida é o primeiro passo para a reabertura dos EUA para a importação de carne bovina in-natura do Brasil após problemas com abcesso vacinal em 2017.

“Este é um passo importante para que possamos a voltar a exportar, num futuro próximo, carne in natura para os EUA”, afirmou a ministra da agricultura, Tereza Cristina, em nota. Ainda de acordo com a ministra, “tudo ocorreu conforme o acordado com o senhor Perdue [secretário de agricultura dos EUA]. Houve boa vontade dos Estados Unidos e alcançamos o objetivo de nossa viagem”.

Na semana passada, durante visita oficial do governo brasileiro a Washington, o secretário de Agricultura americano, Sonny Perdue, havia dado o prazo de três dias para agendar a data para o início das inspeções. Após o anúncio, a Associação de Criadores de gado dos EUA (USCA) divulgou comunicado se opondo “fortemente” à possibilidade de retomada de compra de carne bovina in natura brasileira por parte dos americanos e classifica o Brasil como  “país marcado por escândalos” envolvendo a sanidade animal, o que colocaria em risco a saúde do rebanho americano.

Fonte: Portal DBO

https://www.portaldbo.com.br/eua-inspecionarao-frigorificos-brasileiros-em-junho-deste-ano-informa-mapa/

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Seu dinheiro pode estar no estoque

Gestão de suprimentos e produtos pode ajudar a fortalecer as contas da franquia. Saiba como as redes têm feito para vencer o desafio com inteligência e tecnologia

A Nutrimais, franquia especializada em nutrição animal, enfrentava um grande desafio na gestão de estoque. O procedimento era completamente manual e demandava tempo extra do franqueado, o que o impedia de pensar novas estratégias e contatos com clientes. O erro humano também trazia prejuízos: muitas vezes, o produto era vendido sem estar disponível.
“A gestão do estoque é essencial para gerar bons resultados na franquia, tanto na compra, como na venda dos produtos, no relacionamento com os clientes e na saúde financeira das unidades”, explica o diretor de expansão da rede, Marcus Alonso.
Após detectar esse ofensor, a franqueadora investiu em um sistema, chamado + Gestão do Estoque, que facilita o dia a dia do franqueado com a diminuição dos processos manuais. “Atua no dia a dia do franqueado, ele faz uma média de vendas da unidade e calcula o prazo para o próximo pedido na indústria, respeitando seu estoque atual, tempo de entrega e possíveis contratempos na logística terrestre”, explica Alonso. Além disso, o sistema atua para que o franqueado não tenha estoque “encalhado”, que faz com que o capital da empresa renda mais.

De acordo com Alonso, o investimento na solução não foi significativo, pois o módulo de gestão de estoque, que já pertencia ao sistema de gestão da franqueadora, foi aperfeiçoado. “Isso gera satisfação do franqueado em poder trabalhar tranquilamente, sabendo que possui um sistema controlando seus custos e gerenciando seu estoque. Para o cliente, isso diminui riscos de falta de produtos na franquia, evitando interromper o ciclo de alimentação de seus animais”, afirma.

Marcus Alonso, diretor de expansão da Nutrimais: "Sistema ajudou a reduzir perdas e tornou as vendas mais assertivas"


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Conheça a franquia Nutrimais

Nutrimais comercializa produtos de suplementação mineral para diferentes tipos de animais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes.

São produtos enriquecidos com probióticos, prebióticos e leveduras, fontes de proteína e energia que contribuem com o equilíbrio do metabolismo do animal e permitem mais aproveitamento dos nutrientes.

Com fábrica em São José do Rio Preto (SP), a Nutrimais foi fundada em 2012 e já conta com mais de 150 franqueados em todo o Brasil e os números do setor mostram que ainda há muito espaço para crescer.

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Nutrimais lança modelo de loja física na Franchising Fair Nordeste

A Nutrimais, que é a primeira rede de franquias de agronegócios voltada à nutrição de animais rurais do país, participa pela primeira vez da Franchising Fair Nordeste, que acontece em Salvador, na Bahia, entre os dias 09 e 11 de novembro. O evento expõe marcas para quem tem interesse em abrir seu próprio negócio.

Fundada em 2012, na cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a marca entrou para o mercado de franquias em 2017 com o modelo de negócio home office e conta com 200 unidades atualmente. Como parte do plano de expansão da rede, a Nutrimais agora também conta com o modelo de loja física para seus franqueados.

“A Nutrimais está crescendo cada vez mais e acreditamos que este é o melhor momento de contarmos também com o modelo de loja física para evidenciar ainda mais a marca”, analisa Marcus Alonso, diretor de expansão da rede.

Atualmente, o agronegócio corresponde a 23,5% do PIB nacional, segundo dados Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Mesmo assim, esse setor ainda é pouco explorado no mercado de franchising. Neste cenário favorável, a Nutrimais ganha cada vez mais espaço e trabalha para posicionar seus produtos em uma nova tendência de suplementação animal.

“Trabalhamos com microorganismos vivos que têm a função de equilibrar as bactérias ruins e multiplicar as boas. Nossos produtos são enriquecidos com prebioticos, probioticos e leveduras, que juntos promovem um melhor equilíbrio da flora ruminal e intestinal, promovendo uma melhor absorção dos nutrientes ingeridos pelos animais. Isso acaba impactando no desenvolvimento e a produtividade do rebanho. É totalmente natural, livre de antibiótico e hormônio”, analisa Welington Oliveira, CEO da Nutrimais.

Com o intuito de continuar o plano de expansão da rede, Alonso esclarece: “Nosso foco é conquistar mais espaço em zonas rurais e vemos oportunidade para crescer na região Nordeste, onde já temos 200 franqueados. Para estabelecer essa meta de crescimento, usamos como base a quantidade de cabeças de animais na região, de acordo com dados do IBGE”.

Para se tornar um franqueado Nutrimais, o valor de investimento inicial é de R$39.900,00 e já inclui uma tonelada de produtos para iniciar o negócio. O prazo de retorno deste valor varia a partir de seis meses.

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Nutrimais projeta chegar a 400 franquias até o final de 2019

Fundada em 2012, a Nutrimais, primeira e maior rede de franquias de agronegócios na área de saúde animal, está em expansão pelo país e projeta fechar 2019 com 400 unidades. Até o momento, a empresa conta com 200 franqueados em diversas regiões do Brasil.

Com fábrica na cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a rede comercializa produtos da linha de suplementação mineral para diferentes tipos de animais, como bovinos, eqüinos, ovinos, caprinos, suínos e aves.

"Quando eu conheci os probióticos e prebióticos, percebi que era o futuro do agronegócio. Investi na fábrica e nos produtos, fui melhorando a produção durante cinco anos", avalia Welington Oliveira, CEO e criador da empresa.

O segmento de agronegócios registrou crescimento de 17% em 2016, de acordo com informações da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Em 2019, a expectativa é de que ganhe ainda mais espaço no mercado.

De acordo com dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de cinco milhões de produtores rurais no território nacional, responsáveis por 215 milhões de cabeças de animais, o que representa 20,1% do rebanho mundial.

Com isso, a Nutrimais ganha cada vez mais espaço para conquistar o mercado de franchising. Com o modelo de microfranquia oferecido pela rede desde 2017, o investidor tem a facilidade de poder trabalhar home office, sem a necessidade de ter um espaço físico.

Outras vantagens de se tornar um franqueado Nutrimais são o baixo valor de investimento inicial, de R$35.000 que já inclui uma tonelada de produtos para iniciar o negócio, além do curto prazo de retorno deste valor, que varia de três a seis meses.

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